Perda de olfato é sintoma mais comum do coronavírus, afirma pesquisa

Depois aparecem dor de cabeça, perda do paladar e febre.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado em 18 hospitais da Europa mostrou que a perda momentânea do olfato é o sintoma mais comum relacionado a pacientes da Covid-19 em estágio leve a moderado. Depois aparecem dor de cabeça, perda do paladar e febre.

Pesquisadores de universidades da Bélgica, Espanha, França e Itália acompanharam a evolução da doença em 2.013 pacientes entre 22 de março e 23 de abril segundo artigo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine na terça-feira (26).

Entre eles, 1.754 (87,2%) tiveram algum grau de perda olfativa – 73,1% relataram não sentir cheiro algum no intervalo em que o sintoma persistiu e os outros 14,1% tiveram a perda parcial – por, em média, 8,4 dias. Em geral, o problema surgiu depois de outros sintomas da Covid-19.

Muitos também relataram dor de cabeça (70,1%), entupimento nasal (64,2%), dores musculares (61,8%), coriza (59%), tosse (58,4%), problemas com o paladar (56,4%), dor de garganta (51,6%), febre (40,6%) e outros sintomas relacionados.

Os pesquisadores concluíram que a perda do olfato pode não estar relacionada à obstrução nasal ou inflamação. “Estudos futuros são necessários para entender os mecanismos fisiopatológicos subjacentes à perda de olfato e paladar na Covid-19, incluindo possível disseminação viral através do neuroepitélio olfativo e invasão do bulbo olfativo e sistema nervoso central”, diz o artigo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES