Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

Além do primeiro óbito, um idoso de 85 anos, Estado confirmou 4 novos casos nas últimas 24h, totalizado 46 pessoas com diagnóstico confirmado em Pernambuco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirma, nesta quarta-feira (25), 46 casos do novo coronavírus e a primeira morte pela doença no Estado. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, referência para o acompanhamento dos casos de covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mês e foi internado no Huoc na última sexta-feira (20).

Antes de ir ao Huoc, o idoso foi atendido, na última quinta-feira (19), em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu assistência na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc. No hospital, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag).

FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM 

Apesar de o idoso ter apresentado melhora no quadro respiratório e infeccioso, ele teve uma piora na função renal, pelo histórico de comorbidade, sendo necessário iniciar, na última terça-feira (24), diálise, considerada um procedimento de risco para pessoas acima dos 80 anos.

Na manhã desta quarta-feira (25), durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, o senhor faleceu durante a manhã.

"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa, sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além do primeiro óbito, nas últimas 24h, Pernambuco confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (Rio de Janeiro) e países (3). Do total de casos confirmados, 10 estão hospitalizados (sete na rede privada e um na rede pública), 30 cumprem isolamento domiciliar e 5 casos já foram curados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES