Coronavírus: Pesquisa Amostragem estima 17,1 mil infectados no Piauí

Batista Teles revela que a pesquisa evidencia uma situação complicada no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova rodada da pesquisa sorológica feita pelo Instituto Amostragem foi divulgada na segunda-feira, 11 de maio, em coletiva de imprensa que contou com a presença do diretor João Batista Teles; do governador Wellington Dias (PT) e de membros da Secretaria de Saúde. Na ocasião, Batista Teles destacou que o levantamento aponta para 17.148 contaminados.

“Estamos estimando 17.148 contaminados; 4,5 vezes acima do que foi encontrado; encontramos na pesquisa 25 domicílios com casos positivos, 40 pessoas infectadas, isto deu uma relação de quase duas pessoas infectadas por domicílio”, disse.

Realizada entre os dias 06 e 09 de maio, a pesquisa encontrou casos positivos do novo coronavírus em 14 municípios piauienses. Sendo que em todas as residências, o contaminado transmitiu a doença para mais membros, o que acende o alerta para a transmissão dentro de casa.

“Nestes 25 domicílios distribuídos em 14 municípios com casos positivos, deu 3.3 residentes para cada positivo no Piauí. Concluímos desta leva, a importância do Piauí se conscientizar sobre o isolamento”, afirmou.

Batista Teles revela que a pesquisa evidencia uma situação complicada no Piauí e caso os índices de contágio continuem em um patamar elevado, é questão de tempo para o Estado ter um déficit de leitos de terapia intensiva. “Vamos chegar daqui a 15/20 dias do sistema estar em colapso, uma possibilidade muito grande. Temos que ter essa dimensão do problema para que as pessoas tenham consciência do isolamento social e só saiam quando estritamente necessário, não pode relaxar desta situação. A pesquisa revelou uma situação dramática, eu sei que a economia precisa andar, mas do jeito que está indo, a evolução que estamos encontrando nesta pesquisa é extremamente preocupante”, comentou.

Divulgação

Diante do cenário apontado na pesquisa, o diretor do Instituto Amostragem voltou a defender o isolamento social como estratégia para conter a pandemia, assim como barreiras sanitárias nas fronteiras.

“Esta medida de barreiras é muito importante de contermos infecção; houve então sim casos positivos de pessoas que diziam que estavam fazendo isolamento social, mas saíam quando necessário”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES