Taxa de infecção no Piauí atinge o mais baixo índice da pandemia

Índice de reprodução ficou abaixo de 1 pela primeira vez, obedecendo o recomendado pela OMS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da pandemia da Covid-19, o governador Wellington Dias (PT) e o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles, divulgaram na quinta-feira, 04 de maio, o resultado da quinta rodada da pesquisa sorológica feita no Piauí. O levantamento foi feito entre os dias 30 de maio e 02 de junho, sendo feita em 11 municípios. Foram realizados 3999 testes rápidos e obtida uma taxa de infecção na ordem de 0,0267%, apontando para uma estimativa de 87.579 infectados no Estado.

“Conseguimos uma amostra de 3999 testes rápidos, a margem de erro é de 2%, são três sorteios para chegarmos a pessoa, setor censitário urbano, domicílio e dentro do domicílio a pessoa, estamos fazendo mais de um teste caso haja a positividade. Projetando a taxa de  infecção de 0,026756689 que encontramos daria 87.579 pessoas infectadas no Piauí, um dos objetivos é saber a dimensão da infecção diante do que é notificado, no início da pesquisa havia notifica 4.931 infectados, a subnotificação estimada é de 18  casos para cada 1 notificado. Percebemos que de uma pesquisa para outra, a taxa de crescimento está desacelerando, da terceira para a quarta foi 1,83 e agora foi 1,32 maior”, indicou Batista Teles.

Batista Teles indicou que os dados da pesquisa mostram uma redução no crescimento da curva de infecção, o que pode ser explicado pelo crescimento na adoção dos cuidados pessoas pela população. "Nitidamente a inclinação da curva diminui bastante, é bastante visível, esse crescimento desacelerou da quarta para a quinta onda, se tivesse crescendo no comportamento exponencial a projeção era de quase 120 mil casos", disse. 

Com os resultados, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) fez um levantamento da  taxa de infecção  (R0), apontando que  pela primeira vez  desde o início da pandemia o Estado alcançou um R0 menor que 1 (0,9), ou seja, uma pessoa contaminada transmite para menos  de uma pessoa; o que mostra um reflexo positivo para o objetivo de controlar a expansão do vírus e retomar as atividades comerciais. O  R0 já chegou a 2,8 no Estado, ou seja, cada contaminado transmitia para quase 3 pessoas a mais. 

"Estamos analisando e aplicando num modelo epidemiológico, onde o R0 é um dos pontos mais críticos da análise da pesquisa, nos diz quanto uma pessoa está  transmitindo o vírus para outra pessoa. Pelo acompanhamento temos consolidado uma queda significativa desta taxa de transmissibilidade, chegando ao ápice no último inquérito, sendo inferior a 1, isso quer dizer que as medidas de contingenciamento estão tendo sua efetividade, a reduzir a transmissão num nível a um risco menor, pois se mantivermos esse R0 abaixo de 1 conseguimos controlar a infecção e ter a possibilidade da expansão da rede de saúde para não ter um colapso. Desta forma temos o avanço da infecção, mas de forma controlada. Lembrando que o R0 é um número dinâmico, é obtido através da taxa de etransmissibilidade, então se a população deixar de ter os cuidados podemos ter um aumento desse R0, então isso é o reflexo das ações de contingência e adoção da população das medidas de higiene, cuidado com a proximidade", indicou o médico Ian James.

O governador Wellington Dias (PT) comemou a redução na taxa de transmissibilidade da doença, enaltecendo o esforço da população que vem adotando os hábitos de higiene e distanciamento. Cabe indicar que a redução na reprodução do vírus é um dos itens descritos no protocolo  de retomada das atividades  econômicas. 

"Os cuidados que a pessoa está com coronavírus, o fato de usar máscara, cumprir o isolamento, de evitar a transmissão e também de outras pessoas que tem contato com esta, significa que está transmitindo menos, o vírus vence aquele período de 14 dias, quero realçar que a FGV tinha divulgado semana passa 1,24 da taxa de transmissibilidade no Piauí. Todas as pesquisas mostram este nível de queda, o que me alegra, alegra a população, que de um lado há uma série de medidas que mexe com a economia, mexe com as pessoas, mas temos este resultado. A projeção que tinha  de óbitos era altíssima de 18 mil mortes no Piauí até junho, fechamos infelizmente com 202 óbitos, mas é muito mais baixo do que o previsto", disse o líder do Executivo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES