Pesquisa identifica bebês nascidos com anticorpos para Covid-19

Estudo da UFMG utiliza o teste do pezinho para confirmar transferência das defesas aos bebês pela placenta

Pesquisa identifica bebês nascidos com anticorpos para Covid-19 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Resultados preliminares de uma pesquisa inédita mostram que a maioria das mães que tiveram Covid-19 durante a gestação passam anticorpos para os bebês pela placenta. O estudo foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"O estudo utiliza o teste do pezinho e a testagem das mães para identificar a infecção e vai acompanhar repercussões no desenvolvimento dos recém-nascidos soropositivos", diz nota da Universidade.

A pesquisa já testou mais de 500 mães e bebês e foram identificados mais de 70 casos de transferência de anticorpos IgG da mãe para o filho. A UFMG quer chegar a 4000 testes antes de apresentar o resultado final.

A pesquisa já testou mais de 500 mães e bebês e foram identificados mais de 70 casos de transferência de anticorpos IgG da mãe para o filho - Foto: Reprodução/Internet

"Outros estudos já mostraram a presença de anticorpos no bebê, mas a maioria deles investigou a transferência de anticorpos após as manifestações da covid-19 na mãe. Em nosso trabalho, estamos testando todas as mães e bebês, independentemente de elas terem apresentado ou não qualquer sintoma da doença durante a gravidez, porque sabemos que cerca de 80% das infecções são assintomáticas", explica a professora, lembrando que vírus como o da zika, o da rubéola e o HIV permanecem "ocultos" no organismo por bastante tempo. "Nossa hipótese é a de que, à semelhança de outras infecções virais durante a gravidez, o Sars-CoV-2 pode trazer repercussão futura", afirma Cláudia Lindgren. Nenhuma das mães participantes do estudo havia sido vacinada para Covid-19.

As informações são do SBT News



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES