Pesquisa irá testar presença de anticorpos em 221 mil brasileiros

A amostragem será feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) Covid-19

Testagem de anticorpos será realizada em 211 mil brasileiros | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançada pelo Ministério da Saúde uma pesquisa para descobrir qual a presença de covid-19  na população brasileira nos mais diversos grupos. Para isso é necessário que seja feita a  testagem sorológica. É a principal forma de identifica a presença de anticorpos.

No Brasil serão 211.129 pessoas, de 274 municípios, incluindo capitais e suas respectivas regiões que irão fazer parte do processo de testagem. 

Para o trabalho, a amostragem será feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) Covid-19.

Segundo informações da Agência Brasil, está sendo previsto  a testagem em moradores de 62.097 domicílios.

Teste de presença de anticorpos será realziada em brasileiros/reprodução internet

Todas as amostras sorológicas serão processadas por unidades de apoio diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Os testes devem permitir a detecção da resposta à infecção e à vacinação. Uma amostra de cada participante deve ser armazenada em um biorrepositório por até cinco anos.

Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, os objetivos principais do inquérito sorológico, intitulado PrevCov, são: descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa; estimar a magnitude da infecção pelo novo coronavírus nas capitais e regiões metropolitanas; e permitir cálculos mais precisos de morbidade e letalidade da doença.

Devem ser colhidos dados também sobre sintomas recentes ou anteriores, contatos com casos suspeitos, realização de testes e vacinação, bem como todo o histórico de saúde dos participantes. Não foi dada previsão para a conclusão do levantamento.

“Mais de R$ 200 milhões de reais foram investidos nessa ação de pesquisa”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no evento de lançamento da PrevCov, na sede do ministério, em Brasília. “Negacionismo é negar o que o governo federal tem feito na pesquisa, na ciência e na tecnologia”, afirmou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES