Wellington Dias decide não estender flexibilização para outros setores

A decisão se deu devido a piora nos índices da pandemia no Piauí, com uma estimativa de 134.102 infectados após relaxamento nos índices de isolamento social.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), apresenta os novos dados de mais uma rodada de pesquisas de testes para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na tarde desta segunda-feira, 15 de junho, em transmissão ao vivo em suas redes sociais.  Devido a piora nos índices da pandemia no Piauí, o governador decidiu manter a flexibilização no ponto que estava, sem estendê-la por novos setores. Assim, excetuando construção civil, saúde e setor automotivo, os demais continuam proibidos de reabrir.

“Primeiro, em razão de ter tido uma dificuldade no cumprimento da meta de novos leitos de UTI, a meta era chegar numa quantidade de leitos, não foi possível por razões de ordem técnica, de um lado a relação com novos profissionais, estamos chegando a uma situação próxima do esgotamento de pessoal; a indústria brasileira aponta a dificuldade para alguns medicamentos necessários principalmente quando o paciente  vai para a UTI, também destaco que ter um nível de ocupação elevada especialmente em Teresina, e também com cidades como Parnaíba e Piripiri num patamar de 60%, destaco ainda o resultado das pesquisas em que ainda há um crescimento na  taxa de pessoas infectadas, na  transmissibilidade, e também um crescimento na mortalidade, isso tudo nos levou a manter o patamar das liberações já aprovadas na reunião anterior, mas sem fazer novas inclusões”, disse. 

Reprodução/ Youtube


Na próxima segunda, 22 de junho, uma nova reunião será feita para traçar um panorama da situação.  “No dia 22 fica marcada uma nova reunião, e peço à população o cumprimento das medidas de isolamento, o uso da máscara, medidas de higiene, fazer ainda um apelo aos municípios que levem em conta os protocolos baseados numa equipe técnica, sem que há pressões diversas, mas sempre temos que colocar a vida em primeiro lugar”, disse.

A pesquisa mostra como está o índice de transmissibilidade no Piauí e  ajuda na tomada de decisões sobre possíveis flexibilizações ou decretos. O diretor do Instituto de amostragem, João Batista Teles, tambpem participa do anúncio.

Reprodução/ Youtube

A nova rodada de pesquisa mostra uma estimativa de 134.102 infectados no Piauí, destacando-se uma aceleração na taxa de infectados, após a queda no levantamento anterior. 

“A sexta rodada de pesquisas que se iniciou no dia 10 e terminou no dia 13, numa amostra de 4.003 pessoas em 11 municípios, com margem de erro de 2%. Nesta terceira etapa encontramos 164 domicílios com casos positivos, isso chega a um taxa de 0,0409, uma estimativa de 134.102 infectados, com uma subnotificação na faixa de 15. A taxa de infectados que havia caído de 1,83 para 1,32, voltou a subir para 1,53”, indicou o diretor do Instituto Amostragem Batista Teles.

O governador explicou que houve uma dificuldade na montagem de 60 leitos de terapia intensiva, tal indicativo também pesou na decisão de não ampliar a flexibilização. “Tivemos um crescimento, por essa razão nós tínhamos uma situação que havia uma meta para a ampliação de leitos de UTI, tivemos 100 novos instalados, mas temos ainda 60 para serem instalados esta semana e isso nos impõe medidas de alguns municípios que adotaram flexibilização mais elevada que tivemos um aumento de novos casos. Aquelas medidas tomadas lá atrás foram mantidas e prosseguem para seguir os protocolos”, afirmou. 

Sobre a atitude do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incentivar seus seguidores a filmarem hospitais e unidades básicas de saúde, Dias criticou o flerte do líder nacional com o conflito, indicando para a necessidade da União colaborar com os governadores. 

ASSISTA A APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA: 

“Claro que estamos abertos a qualquer forma de fiscalização, buscamos fazer tudo na forma da lei. Temos uma situação no final de março e início de abril, havia um crescimento de 4,5 vezes, se tivéssemos prosseguido naquele rumo seria mais de 1 milhão de infectados, e claro nosso sistema entraria em colapso, por isso adotamos uma série de medidas, seguimos a orientação técnica; o que acho ruim é ter o presidente estimulando que  as pessoas entrem descumprindo qualquer regra de saúde, entrando nas unidades, como aconteceu em alguns Estados, isso é um perigo para a sociedade, porque o Piauí não teve colapso? Porque trabalhamos preventivamente para ter uma reserva, com muita responsabilidade tomamos decisão de ampliar sim para sobrar leitos, dias atrás tínhamos 60 leitos precisando e agora temos 240, é lamentável ter o presidente tratando como um confronto com os governadores, prefeitos, o que precisamos é do Poder Central nos ajudando, ajudando a resolver a falta de medicamentos dos laboratórios, a patrocinar o Busca Ativa nos municípios, eu e o prefeito estamos negociando com a Turquia a compra de respiradores, isso devia ser tarefa do papel central. Basta acessar o nosso Portal da Transparência, tem todos os dados, cumprindo as regras, regras para uma situação de guerra. Era uma previsão de 18 mil óbitos, teve óbitos, mas 374, bem menos do que o previsto, é isso que do fundo do meu coração eu observo”, indicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES