Pesquisador de Oxford diz que Brasil precisa entrar em lockdown

O Brasil registrou ontem 1.379 novos óbitos pela doença, maior marca desde 4 de agosto.

Foto da cidade de São Paulo em março de 2020, durante fase mais restritiva de isolamento social na cidade; para pesquisador, lockdown seria importante para frear covid-19 antes da vacinação | Imagem: PAULO GUERETA/ESTADÃO CONTEÚDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pesquisador de Oxford Ricardo Schnekenberg disse, em entrevista ao jornal O Globo, que o Brasil precisa entrar em lockdown. Para o médico, que faz parte do grupo do Imperial College que analisa dados da pandemia no país, medidas mais restritivas teriam resultados mais rápidos para controlar o aumento no número de casos e mortes da doença até que os efeitos da vacinação comecem a ser sentidos.

Para o pesquisador, o lockdown "é uma medida ruim que ninguém quer tomar" mas que diante do cenário atual "é a única possível". O Brasil registrou ontem 1.379 novos óbitos pela doença, maior marca desde 4 de agosto. Foram 872 mortes na média de sete dias, o que representa uma aceleração de 37% na comparação com 14 dias atrás.

"Outras medidas não gerarão efeito suficiente no tempo que temos até a vacina ser implementada. Não estamos na mesma situação de março, em que se falava em lockdown e não tinha perspectiva de quanto tempo iria demorar. Agora (com as vacinas) temos um horizonte muito mais próximo. É uma medida de curto prazo, que não faz o vírus desaparecer, mas reduz o número de casos para que outras sejam implementadas e tenham efeito a longo prazo", explicou.

Foto da cidade de São Paulo em março de 2020, durante fase mais restritiva de isolamento social na cidade; para pesquisador, lockdown seria importante para frear covid-19 antes da vacinação

Na avaliação de Ricardo Schnekenberg, o início da vacinação pode estar perto, mas os efeitos da aplicação em massa podem demorar. Nesta semana, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a imunização no Brasil começará, "na melhor hipótese", em 20 de janeiro. 

As vacinas CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e a da AstraZeneca/Oxford, em parceria com a Fiocruz, tiveram os pedidos para uso emergencial protocolados ontem na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A previsão de análise é de até 10 dias.

"A vacina está perto, mas não tanto assim. Mesmo que começasse a ser aplicada hoje e tivesse doses suficientes para todos, não se esperaria um efeito significativo na queda do número de mortes por pelo menos 90 dias. E as vacinas só funcionam para as pessoas que sobreviverem e chegarem até lá. A restrição auxiliaria a redução drástica no número de casos e mortes, desafogaria os hospitais e auxiliaria o poder público no processo de administração da vacina", disse o pesquisador.

Coordenação nacional 

A defesa do lockdown por Ricardo Schnekenberg ocorre em um momento em que estados e municípios têm adotado medidas variadas para controlar a disseminação do novo coronavirus. Em Belo Horizonte, por exemplo, os serviços não essenciais serão fechados a partir de segunda-feira (11). No estado de São Paulo, quatro regiões voltaram a fases mais restritivas do plano de reabertura, mas a capital e a região metropolitana continuaram com as mesmas regras do último mês.

Para o pesquisador, o ideal era ter um plano nacional para coordenar o tema. "Restrições a nível municipal e estadual tendem a falhar, porque os municípios e estados não têm caixa suficiente para bancar esses suportes. Ainda mais para fazer restrição por um tempo suficiente para ter efeito, o que não se consegue com duas semanas", disse, enumerando outras limitações. 

"Há trânsito de pessoas nas regiões, cria-se discussão política nas regiões vizinhas, reduz a adesão da população porque parece injusto que uma pessoa que mora em um local tenha que fechar, e outra não. Diferentes estados e cidades têm diferentes capacidades financeiras e acabam não sustentando as pessoas como deveria ser feito. Um suporte financeiro como estou falando custa muito caro. Para ser feito, decisões a nível federal precisam ser realizadas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES