Pesquisadores criam sistema com respirador para até 4 pessoas no Piauí

O sistema está na fase de testes e promete a correta distribuição de ar para cada paciente.

Pesquisadores criam sistema com respirador para até 4 pessoas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o Hospital de Campanha Estadual (HCE), desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Ventiladores 4shAir. A tecnologia vai permitir que um respirador seja utilizado em até quatro pacientes.

A pandemia do coronavírus fez com que a procura por produtos e equipamentos hospitalares crescesse em todo o mundo. O mercado não estava preparado para a demanda e conseguir equipamentos como os respiradores, que são essenciais para o tratamento da Covid-19, tornou-se uma tarefa difícil e cara.

LEIA MAIS:  Firmino Filho pode travar retomada com piora no contágio em Teresina

Sistema possibilita 4 pessoas usarem um único respirador (Divulgação)

Pensando nisso, os pesquisadores da UFPI elaboraram um sistema que possibilita a utilização de um respirador em até quatro pacientes, sem comprometer as informações individuais, como o monitoramento de volume, controle de pico e o parâmetro de controle de cada paciente. O sistema promete a correta distribuição de ar para todos os pacientes.

“O 4shAir garante o monitoramento de volume individual, o controle da pressão de PEEP e de pico individual e conta com um sistema de alarmes para condições anormais de operação para cada paciente. O ventilador original já vem com um sistema de controle muito robusto. Ele é preparado para atender desde uma criança a uma pessoa obesa e muito alta. Quando colocamos quatro pacientes em um respirador, ele garante o volume de ar para todos.  O que o sistema faz é a distribuição monitorada e controlada desse ar para os quatro pacientes ”, afirmou Caio Damasceno, coordenador do estudo.

LEIA MAIS:  Saiba o que vai funcionar durante o final de semana em Teresina

Os leitos serão dispostos em formato de “X” para que a distância entre a cama e o ventilador seja igual e todos os pacientes tenham a correta distribuição do ar. O sistema foi testado em simuladores de pulmões e obteve resultados técnicos experimentais positivos. O próximo passo da pesquisa é o teste em animais no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI. 

“Estamos resolvendo a documentação junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para a realização teste com caprinos no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI, uma exigência emitida pelo parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ”, explicou o coordenador.

Pesquisadores da UFPI explicam o sistema (Divulgação)

Após a testagem em animais, o sistema será testado em pacientes no Hospital Universitário da UFPI e no Hospital de Campanha Estadual. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e conto com a contribuição de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES