Pfizer: Pílula contra Covid tem 89% de eficácia e funciona contra Ômicron

Os comprimidos da Pfizer são tomados com o antiviral ritonavir mais antigo a cada 12 horas por cinco dias, começando logo após o início dos sintomas

Pílula da Pfizer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pfizer afirmou nesta terça-feira (14) que a análise final de sua pílula antiviral contra a Covid-19 ainda mostrou eficácia de quase 90% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco, e dados laboratoriais recentes sugerem que a droga mantém sua eficácia contra a variante Ômicron de rápida disseminação do coronavírus. 

A farmacêutica norte-americana disse no mês passado que o medicamento oral era cerca de 89% eficaz na prevenção de hospitalizações ou mortes quando comparado com o placebo com base em resultados provisórios em cerca de 1.200 pessoas. Os dados divulgados nesta terça-feira incluem mais 1.000 pessoas.

Ninguém no estudo que recebeu o tratamento Pfizer morreu, em comparação com 12 mortes entre os que receberam placebo.

Os comprimidos da Pfizer são tomados com o antiviral ritonavir mais antigo a cada 12 horas por cinco dias, começando logo após o início dos sintomas. Se autorizado, o tratamento será vendido como Paxlovid. 

A Pfizer também divulgou dados iniciais de um segundo ensaio clínico mostrando que o tratamento reduziu as hospitalizações em cerca de 70% em cerca de 600 adultos de risco padrão.

— É um resultado impressionante — disse o diretor científico da Pfizer, Mikael Dolsten, em uma entrevista. — Estamos falando sobre um número impressionante de vidas salvas e hospitalizações evitadas. E, claro, se você implantar isso rapidamente após a infecção, provavelmente reduziremos a transmissão drasticamente.

Pílula da Pfizer tem eficácia de quase 90% contra a Covid-19

Dolsten disse que espera autorização para uso em indivíduos de alto risco da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e de outras agências regulatórias em breve. Ele não acredita que será necessária uma reunião do painel consultivo da FDA.

— Estamos em diálogos regulatórios muito avançados com a Europa e o Reino Unido, e temos diálogos com a maioria das principais agências regulatórias em todo o mundo — disse Dolsten. 

Atualmente, não há tratamentos antivirais orais para Covid-19 autorizados nos Estados Unidos.

A rival MSD solicitou autorização de uso emergencial de sua pílula antiviral molnupiravir. Mas essa droga apenas reduziu as hospitalizações e mortes em seu ensaio clínico de pacientes de alto risco em cerca de 30%.

Alguns cientistas também levantaram questões de segurança sobre o potencial de defeitos congênitos do medicamento da MSD, bem como preocupações de que ele poderia causar a mutação do vírus.

O medicamento da Pfizer funciona de maneira diferente. Faz parte de uma classe de medicamentos chamados inibidores da protease, usados atualmente para tratar HIV, hepatite C e outros vírus.

Dolsten disse que testes de laboratório recentes mostraram que a atividade contra a protease da variante Omicron é "tão boa quanto basicamente qualquer variante Sars-CoV-2 preocupante".

A empresa disse que pode ter 180 mil cursos de tratamento prontos para serem enviados este ano e planeja produzir pelo menos 80 milhões a mais em 2022.

Dolsten disse que a Pfizer está procurando expandir ainda mais essa produção, já que novas variantes, como a recém-descoberta Ômicron, podem aumentar substancialmente a necessidade de antivirais. As vacinas atuais parecem ser menos eficazes na prevenção da infecção com Ômicron.

A Pfizer, que fabrica uma das principais vacinas contra a Covid-19 com a parceira alemã BioNTech, concordou em permitir que os fabricantes de genéricos forneçam versões do medicamento a 95 países de baixa e média renda por meio de um acordo de licenciamento com o grupo internacional de saúde pública Medicines Patent Pool (MPP). No entanto, Dolsten disse que para o próximo ano ele espera que a droga seja produzida principalmente pela Pfizer.

O governo dos EUA já garantiu 10 milhões de cursos do medicamento Pfizer por US $ 5,29 bilhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES