PI deve vacinar mais de 140 mil crianças de 6 meses a 4 anos contra Covid

A tampa do frasco terá uma cor diferente para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para esta faixa de idade

PI deve vacinar mais de 140 mil crianças de 6 meses a 4 anos contra Covid | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a aprovação da vacina da Pfizer para crianças 06 meses a 04 anos de idade, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Piauí já prepara suas equipes de vacinação para a imunização desse público, assim que as doses forem disponibilizadas, pelo Programa Nacional de Imunização.  

“A aprovação da Anvisa permite que a vacina seja usada no país e cabe aos municípios, após receberem as doses do Ministério da Saúde, a decisão sobre o estabelecimento do calendário de vacinação. Estamos muito animados com mais este grupo contemplado com as vacinas, que são de suma essencialidade para salvar vidas e pedimos aos pais e responsáveis que levam suas crianças para receber a imunização”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Piauí deve vacinar mais de 140 mil crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid - Foto: Ascom

De acordo com o levantamento da Coordenação de Imunização Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí possuí 236.770 crianças na faixa etária de 06 meses a 04 anos, porém o público de 03 a 04 anos já está contemplado com a vacina da CoronaVac, com isso a estimativa é vacinar, com o imunizante da Pfizer, 142.168 crianças, de 06 meses a 02 anos. 

“A estimativa que fizemos, de acordo com a idade, foi para critério de controle, mas os pais podem aplicar tanto o imunizante da Pfizer como da CornaVac, nesse público para qual as vacinas foram liberadas. Todos os imunizantes utilizados no nosso país são seguros e ajudam na prevenção de quadros mais graves da doença”, esclarece o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

O imunizante, para crianças de 06 meses a 04 anos, terá dosagem e composição diferentes: o processo de imunização será em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

A tampa do frasco terá uma cor diferente para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para esta faixa de idade. Será na cor vinho. Para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja e para acima de 12 anos, roxa. “Agora estamos esperando o envio da nota técnica com todas as instruções, pela equipe do Ministério da Saúde, e também que as vacinas possam chegar ao nosso estado e assim disponibilizarmos aos municípios”, disse o superintende. 

Dados do Vacinômetro da Sesapi, mostram que, até a manhã desta segunda-feira(19), no Piauí 234.421 crianças de 05 a 11 anos já tomaram as duas doses das vacinas e 15.558 de 03 a 04 anos receberam a primeira dose e 1.651 já receberam sua segunda aplicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES