PI: Média de idade dos óbitos cai 5 anos desde início da pandemia

Dados mostram que a média das pessoas que perderam a vida para a doença no Piauí caiu cinco anos.

Obitos | Tarso Sarraf/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Covid-19 é indiscutivelmente uma doença mais letal entre os idosos. Isso já foi comprovado pela ciência. Porém, com as novas variantes do vírus e os constantes desrespeito ao distanciamento social e medidas de segurança sanitária, a média de idade dos óbitos tem caído substancialmente em todo o país. No Piauí, não é diferente. Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) mostram que a média das pessoas que perderam a vida para a doença no Piauí caiu cinco anos, desde o início da pandemia. 

Conforme os números, em março de 2020 a média de idade das vítimas fatais do novo coronavírus no Piauí era de 72,8 anos. Já, nesta primeira semana de abril, a média está em 67,7 anos, ou seja, cinco anos e um mês a menos em um período de apenas um ano. Isso é reflexo direto de uma maior contaminação entre os jovens no Estado. Se no início da pandemia a “certeza” era de que a doença só abalaria pessoas mais velhas e com comorbidades, um ano depois a realidade mostrou que nada é certo quando o assunto é a Covid-19. 

Mesmo sendo mais letal entre os idosos, principalmente entre os que tem mais de 70 anos de idade – com 57,6% das mortes no Piauí, estatísticas da Sesapi apontam que a maior parte dos piauienses infectados tem menos de 49 anos. Já foram contabilizados no Estado mais de 210 mil casos da doença, dois quais 71,6% estão abaixo dos 50 anos de idade. É como se a cada dez piauienses contaminados, sete são considerados jovens. E jovens mesmos, porque dentro desse percentual a maior fatia aparece entre os que tem de 30 a 39 anos de idade (22,4%). 

Média de idade dos óbitos por Covid cai 5 anos no Piauí - Foto: Tarso Sarraf/AFP

De acordo com os dados da Sesapi, logo após essa faixa etária os mais afetados estão entre os que tem de 20 a 29 anos (19,2%). De 40 e 49 anos o percentual é de 17,2%. O número de crianças e adolescentes, ou seja, na faixa etária de 10 a 19 anos, o percentual de infectados no Piauí é o mesmo que o grupo de idosos de 60 a 69 anos, ambos com 8% dos contaminados. Já os bebes e crianças até nove anos de idade, com 4,6% dos que contraíram a doença, mesmo percentual dos idosos com 70 a 79 anos. 

No caso das mortes — no Piauí já são mais de 4,2 mil — os idosos que têm mais de 80 anos são as grandes vítimas (30,9%). Os pacientes entre 70 e 79 anos aparecem na sequência, com 26,7%, seguido pela faixa etária dos 60 a 69 anos (20%). Os mortos abaixo dos 50 anos responde por 11,3% do total. Mas, com crescimento nos últimos meses. No último boletim, por exemplo, cinco das 28 mortes, ou seja, quase 20%, tinha menos de 50 anos de idade. Outro detalhe é que dez vítimas não tinham comorbidade alguma. 

A morte mais recente de uma jovem no Piauí, ocorrida no final de março, exemplifica todos esses prognósticos. É o caso da dentista Thalia Damasceno, de apenas 23 anos, morreu, em Teresina, após complicações causadas pela Covid-19. A jovem era natural de Piripiri e estava internada em um hospital particular de Teresina e teve complicações. Ela não apresentava nenhuma comorbidade.

Média de idade dos óbitos por Covid cai 5 anos no Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES