Piauí acelera vacinação contra Covid-19 com mais de 700 mil doses aplicadas

O Secretário Florentino Neto ressalta que é necessário que a população procure os postos de vacinação para realizar a imunização

Piauí acelera vacinação contra a Covid com mais de 700 mil doses aplicadas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 24, o Piauí chegou à marca de 709.219 de doses de vacinas contra à Covid-19 aplicadas no Estado, este número inclui D1, D2 ou DU. Até o momento, 21,61% da população está totalmente imunizada com a 2ª dose ou dose única.

Para o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Florentino Neto, a aplicação de mais de 700 mil doses é significativa para o avanço da imunização no Estado. “Sabemos que a imunização é crucial para o combate da Covid-19 e a evolução da vacinação demonstra o trabalho eficiente realizado em conjunto pelo Governo do Estado e municípios”, afirma.

Piauí acelera vacinação contra a Covid com mais de 700 mil doses aplicadas - Foto: Divulgação

O secretário reforça que atingir a marca de 50,84% do público alvo a ser vacinado, com pelo menos uma dose, é motivo de comemoração. Segundo ele, o estado está com média de vacinação diária de 26.351 mil doses, levando em conta a média dos últimos sete dias. Ontem, segunda-feira (23), excepcionalmente, o Piauí vacinou 87.865 pessoas em 24 horas. "A logística adotada pelo Piauí na distribuição das doses é ágil e garante que as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde cheguem aos municípios com a maior rapidez possível, seja via terrestre ou aérea", detaca o gestor.

O Secretário Florentino Neto ressalta que, é necessário que a população procure os postos de vacinação para realizar a imunização. “Infelizmente, algumas pessoas dos grupos estabelecidos ainda não foram às unidades se imunizar. Chamamos atenção dessas pessoas e das demais que ainda não tomaram a segunda dose, a procurarem as unidades de saúde e realizar a vacinação”. Ele lembra que só com a imunização de toda a população, será possível combater a pandemia e retornar a normalidade.

Desde o início da vacinação contra Covid-19, em janeiro de 2021, houve significativa queda de casos confirmados da doença, além das internações em todo o estado.  Em março de 2021, foram contabilizados, por exemplo, 930 óbitos; já no mês julho o número caiu para 205. A queda pode ser verificada mês a mês, abril 1087, maio 765, junho 433 e 92 óbitos em agosto, até hoje. Em relação aos leitos de UTIs, em março a ocupação chegou a 437 leitos, em julho caiu para 263 leitos, número mais alto. Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico, a ocupação é de 82 leitos de UTI.

Apesar da queda de internações e óbitos, Florentino Neto lembra que a pandemia não acabou e que os cuidados devem ser redobrados para que o estado possa manter essa situação de tranquilidade. “ Higiene pessoal com a utilização de álcool em gel, uso correto de máscaras e distanciamento social para evitar a propagação do vírus”, destaca. "A população só deve sair de casa para fazer o estritamente necessário, respeitando sempre os protocolos de segurança e as restrições impostas pelos decretos do Governo. Só assim, vamos vencer", complementa.

O Piauí já recebeu 3.085.180 doses de vacinas contra à Covid-19, e realizou a distribuição de 2.961.582. As doses são encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde. As vacinas ficam disponíveis para retirada na Rede de Frio para Teresina e quatro regionais de saúde. As demais são encaminhadas para 10 regionais e cinco núcleos de saúde no interior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES