Piauí antecipará 2ª dose da AstraZeneca após 30 dias da primeira dose

A orientação do fabricante é que a vacina deve ser aplicada entre a quarta semana após a primeira dose até a décima segunda semana

Piauí antecipará 2ª dose da AstraZeneca após 30 dias da primeira dose | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-presidente do COSEMS-PI (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí), Leopoldina Cipriano, disse, na manhã desta quinta-feira (10), ao Meionorte.com, que a Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI) vai antecipar o prazo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, de 90 dias para 30 dias, completando assim o ciclo de imunização.

"A mudança foi pactuada ontem na Comissão Intergestores Bipartite entre o COSEMS e a SESAPI, e ficou acertado que os municípios que tivessem a vacina AstraZeneca já armazenada para segunda dose, já pode utilizar a partir do 30º dia nos usuários. Então, qualquer município que tiver a segunda dose de vacina AstraZeneca, já pode estar vacinando as pessoas, porque a orientação do fabricante é que a vacina deve ser aplicada entre a quarta semana após a primeira dose até a décima segunda semana, então nós vamos antecipar a aplicação", disse.

Foto: Reprodução/Internet

Vacinação de professores

A vacinação para o setor da educação vem apresentando problemas para ser concluída, já que o Ministério da Saúde fez uma estimativa apenas para professores e não para profissionais da educação.

"O Ministério mandou dizendo que era 100%, mas quando se vacina professores e profissionais da educação, a vacina não é suficiente e os municípios não estão conseguindo  atingir todo o público", disse Leopoldina.

Vacinação do público em geral por faixa etária

A Sesapi informou ainda, que a partir desta quinta-feira (10), a aplicação de vacinas será aberta para o público em geral por faixa etária de 18 a 59 anos e não só para trabalhadores da educação, dependendo da quantidade de vacinas em estoque.

Ficou acertado que 50% dos lotes que chegarem ao Piauí serão destinados para o público em geral, mesmo que não tenha comorbidades.

Vacinas da Astrazeneca chegarão nesta quinta (10)

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) anunciou a chegada de mais 54.500 doses da vacina Astrazeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz, no Estado, nesta quinta-feira (10).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES