Piauí celebra Dia em Memória às Vítimas da Covid-19 neste domingo (27)

A data foi escolhida porque marca o primeiro óbito pela doença no estado, no ano de 2020

Piauí celebra Dia em Memória às Vítimas da Covid-19 neste domingo (27) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí celebra, neste domingo (27), o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19. A data foi escolhida porque marca o primeiro óbito pela doença no estado, no ano de 2020, e foi incluída no Calendário Oficial de Eventos com a sanção da Lei nº 7.739/22, apresentada pela deputada Teresa Britto (PV) e aprovada pela Assembleia Legislativa. A doença vitimou mais de 7.700 pessoas no Piauí, que fazem parte do triste registro de mais de 658 mil mortes pela doença em todo o Brasil. "O objetivo de instituir essa data é prestar uma homenagem às pessoas que perderam a vida para a Covid-19, esse inimigo invisível que trouxe, além do medo, tensão e isolamento social, um rastro doloroso de lembranças", afirma Teresa Britto.

Piauí celebra Dia em Memória às Vítimas da Covid-19 neste domingo (27) - Foto: Alepi

LUTO - A psicóloga Regina Reis ressalta a importância de oferecer ajuda àqueles que perderam entes queridos em razão da pandemia. "A vida não é mais a mesma depois que se vive o luto, pela perda de algo muito significativo. E o surgimento da pandemia trouxe o luto em grandes proporções. Como ajudar os sobreviventes do luto por covid? Primeiro é importante a gente respeitar o tempo e o ritmo de cada enlutado. Algumas pessoas até conseguem retomar as suas atividades mais rapidamente, mas outras apresentam mais dificuldade", explica.

Regina Reis destaca que é fundamental ouvir a pessoa, sem interromper, sem fazer julgamentos sobre o que ela deve ou não fazer. "O enlutado tem a necessidade de falar da sua saudade e é melhor que ele fale. Além disso, contar com pessoas amigas. É muito importante a pessoa se sentir pertencida, se sentir útil. E, se ficar muito difícil, se oferecer para acompanhar o enlutado até um profissional. E, ainda, a vivência da espiritualidade, a prática da fé, ajuda significativamente, para que a pessoa possa ir buscando novos sentidos", pontua a psicóloga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES