SEÇÕES

Decreto: Isolamento social é prorrogado até o dia 06 de julho no Piauí

O governador fez o anúncio em transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 22 de junho, após reunião com o Comitê Científico.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus, o governador Wellington Dias (PT) esteve reunido nesta segunda-feira, 22 de junho, com os técnicos do Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19 e do Comitê do Programa de Retomada Organizada as Atividades Econômicas (Pro Piauí), para definir os novos decretos estaduais.

A reavaliação da situação no Piauí acontece a cada semana, na última segunda-feira (15), por exemplo, com a alta no índice de transmissão e o crescimento no número de óbitos, o líder estadual decidiu não avançar em novas etapas do plano de flexibilização.

Devido aos novos números apresentados na pesquisa, o governador decidiu por novas medidas no Estado do Piauí. “Quero apresentar a decisão, com base nesse crescimento, em razão disso estamos prorrogando as medidas restritivas até o dia 06 de julho, com uma avaliação para 29 de junho. Também estamos mantendo as medidas com o Pro Piauí, completando os procedimentos para a  saúde, já houve um entendimento para o funcionamento de consultórios, clínicas, garantindo até uma ampliação do Busca Ativa. Também estamos autorizando a seguir as tratativas para os novos protocolos, a exemplo da indústria automotiva com toda essa cadeia da construção civil”, disse.

“Foi dado o parecer da área científica e também da área da saúde, com a presença de empresários, dos três Poderes, também tratamos da posição do Estado já que está vencendo o último decreto e ao final foram colocadas as medidas que vamos seguir nos próximos dias”, disse o líder do Poder Executivo.

Wellington Dias ainda decretou luto por uma semana no Piauí, em homenagem às mais de 500 vítimas fatais da Covid-19 no Piauí, marca atingida neste final de semana. "Também decreto uma semana de luto no Piauí por todas as pessoas, em especial esses 502 que perderam a vida pela Covid-19, e que isso também seja para refletir a importância da vida", disse. O líder estadual destacou a importância da população ter cuidado e adotar as medidas de higiene recomendadas. "De um lado temos que ter um cuidado, pois esgota cada vez mais os recursos humanos para leitos de UTI e também ampliou o numero de pessoas infectadas, por outro lado também reconheço", comentou.

Reprodução/ Youtube


Quanto a crise que envolve o desabastecimento de medicamentos na indústria nacional, o governador defendeu que haja a importação, no entanto, tal medida terá que ser autorizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).  No que se refere a falta de pessoal, o Governo está tentando resolver a questão nesta semana. 

"É verdade que a falta de profissionais era esperada, o problema é que ela deu aqui no Piauí abaixo do que a gente esperava; vamos ter que fazer um esforço fenomenal, estou pedindo a Deus que até esta terça a gente encontre profissionais para completar esta  meta de mais leitos, tivemos a condição de um forte crescimento, sair de 30 leitos para 469 não é fácil. Agora vem mais um problema do medicamento, não tem jeito, a medida vai ser a importação, estou torcendo para que o presidente autorize. Quem vai pagar são os Estados e municípios, mas não podemos deixar faltar, no Piauí são 22 medicamentos, por isso temos que nos próximos dez dias encontrar alternativas, e a alternativa é a importação. É um problema realmente grave", comentou.

A projeção indicada pela nova pesquisa epidemiológica, feita pelo Instituto Amostragem, é que já haja 336 mil infectados no Piauí, mais do que o dobro da rodada  anterior. 

"A primeira decisão e a mais destacada se deu após a apresentação desta pesquisa e do parecer técnico onde tivemos um índice de crescimento das pessoas infectadas em todo o Estado, na última pesquisa tínhamos 134 mil, com 73mil em faixa de transmissibilidade, agora passamos para 336 mil pessoas então houve um crescimento muito grande; e tivemos o índice de transmissibilidade que deve ter tido uma leve alta. Quando comparamos com os casos confirmados é 27 vezes mais, temos um número bastante elevado", disse.

Reprodução/ Youtube

O diretor do InstitutoAmostragem, Batista Telles indicou que a pesquisa foi realizada em 11 municípios, sendo encontrados 412 domicílios com casos positivos de novo coronavírus.  "A sétima rodada aconteceu entre os dias 17 e 20, conseguimos fazer 4009 entrevistas em 11 municípios, com uma margem de erro de 2%. Encontramos 412 domicílios com casos positivos, isso dá uma taxa de infecção de 0,10276877%; e projetando na população do Piauí encontramos 336.386 pessoas com o coronavírus; essa taxa de infecção a sétima onda permitiu que fizéssemos essa estimativa, cresceu  da sexta para sétima duas vezes mais", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos