Piauí é o estado que mais apresentou redução no número de óbitos por covid

O estado vem registrando oito óbitos por dia e 512 casos, que também está com tendência de queda de -34%.

covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí registrou um decréscimo no número de óbitos por Covid-19, segundo levantamento do Consórcio Nacional de Imprensa. A queda nas mortes pela doença nas últimas duas semanas foi de 54%

A média de morte diária, segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem apresentando uma tendência de queda de -46%. O estado vem registrando oito óbitos por dia e 512 casos, que também está com tendência de queda de -34%.  Os dados do painel levam em conta os números dos últimos sete dias. 

“Essa queda, da média diária de óbitos, é reflexo da vacinação e das medidas de isolamento adotas nos decretos, que foram essenciais para evitar a disseminação do vírus no Piauí. Porém não é o momento de baixar a guarda, pois infelizmente ainda estamos em situação de alerta”, lembra a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

Piauí registra queda de 54% nas mortes por covid - Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Quantidade de testes

O quantitativo de amostras recebidas pelo Lacen-PI para a realização do exame de RT/PCR também apresentou uma queda. No mês de abril eram feito diariamente uma média de 1.303 testes, em maio passou para 1.260 e em junho e inicio de julho a média diária  é de 647 testes

“O Lacen, no último mês, observou uma diminuição no número de amostras enviadas pelos municípios para análise, em comparação aos dois meses anteriores. Entretanto temos que alertar à população que queda do movimento, não reflete necessariamente a da positividade, que ainda está alta, mesmo com a diminuição do número de casos”, lembra a diretora do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho. 

Vacinação

O estado vem avançando na vacinação já são 1.098.459 piauienses vacinados com a primeira dose e 378.969 completamente imunizados contra a Covid-19, seja porque tomou as duas doses ou porque recebeu o imunizante que só necessita de uma aplicação para completar o esquema vacinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES