Piauí já atendeu 86 casos positivos de Covid-19 de outros Estados

Já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o momento, o Piauí identificou 86 casos positivos de Covid-19 em pacientes oriundos de outros estados. São pessoas que foram atendidas e diagnosticadas como casos confirmados, mas que não entram nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e têm os resultados encaminhados para seus estados de origem.

Já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o maior número de pacientes são oriundos do Maranhão e estão ocupando leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano.

Divulgação

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, afirmou o gestor.

Com relação a Teresina, onde está a maioria dos pacientes, foi instalada uma unidade de terapia intensiva no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon. “Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de  Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, lembra Florentino Neto.

Segundo o secretário, a Sesapi está mantendo um diálogo constante com o Governo do Maranhão para preservar os leitos do Piauí e garantir da forma que foram dimensionados. “O nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, por isso que estamos buscando solucionar esta questão”, enfatiza o gestor.

Com informações do Portal do Governo do Piauí

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES