Covid-19: Piauí lança plano estadual e projeta vacinação em janeiro

O governador Wellington Dias explicou que a vacinação será gratuita e caso haja problemas com o fornecimento em âmbito federal, o Estado vai adquirir os imunizantes.

Piauí lança plano e prevê início da vacinação no primeiro trimestre | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí saiu na frente e lançou nesta terça-feira, 01 de dezembro, o plano estratégico de vacinação para a covid-19. Com base nos princípios do plano nacional e da região, o planejamento garante a integração, pontos de armazenamento.  O indicativo foi explicitado pelo secretário estadual de saúde, Florentino Neto. 

"Sim, vamos ter vacinação em todos os municípios, o Piauí busca fazer sua parte e agir com celeridade, vejamos que embora o Governo Federal esteja ouvindo todos os Estados, e consolidando o plano nacional, o Estado do Piauí debruçou-se sobre sua própria realidade e está hoje apresentando um plano estratégico, o plano reconhece que teremos grupos estratégicos e alvos, o nosso plano faz um estudo da situação hoje das pesquisas que resultarão nas pesquisas que serão aprovadas, podendo assim esquematizar a produção, estágio de testagem, aprovação, nosso plano também desafio o monitoramento, questão orçamentário e operacionalização da campanha. No plano trazemos as estratégias de vacinação, onde todas as esferas estão envolvidas", disse. 

LEIA TAMBÉM:  Wellington Dias descarta adoção de novo lockdown no Piauí

O governador Wellington Dias explicou que a vacinação será gratuita e caso haja problemas com o fornecimento em âmbito federal, o Estado vai adquirir os imunizantes.  "Se houver qualquer problema em relação ao fornecimento, não tenha dúvidas o Piauí vai adquirir", disse.  “As vacinas estão sendo testadas e acompanhadas pela Anvisa e nós estamos acompanhando também, com um comitê científico do Consórcio Nordeste. Temos a expectativa de conclusão da terceira etapa de testes já em dezembro. Estou bem animado para que a gente conclua os testes em este mês de, pelos menos, quatro vacinas e, em janeiro, tenhamos a autorização emergencial da Anvisa para começar o Plano Nacional de Imunização. O Fórum dos Governadores colocou a vacina como pauta prioritária”, relatou o governador.

O médico José Noronha, que integra o Comitê Técnico do Governo, que elaborou o plano, prevê que os primeiros lotes vacinais sejam disponibilizados em março. "Temos uma previsão de 3 perspectivas vacinais que estão mais palpáveis, a Astrazeneca provavelmente é que a teremos a resposta mais rápido. Em relação a Astrazeneca temos a perspectiva de 30 milhões de doses, com o início da distribuição dos lotes vacinais a partir de março", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES