Piauí mantém Barreiras e Busca Ativa para evitar proliferação da Covid-19

Atualmente, são 26 barreiras e o Programa Busca Ativa atua em 220 municípios do Estado

barreira | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através da Gerência de Atenção Básica, está mantendo os trabalhos nas barreiras sanitárias situadas no Piauí e nas divisas com o Maranhão para evitar a proliferação do novo coronavírus no estado. Atualmente, são 26 barreiras entre no Piauí e divisa do Maranhão, além das barreiras no aeroporto de Teresina e nas rodoviárias. O Programa Busca Ativa está atuando em 220 municípios com 235 equipes. 

Segundo a Gerente do Busca Ativa, Dília Falcão, as barreiras sanitárias nunca pararam no Piauí. “O intuito não é proibir a entrada das pessoas no Estado, mas apenas monitorar a situação de cada pessoa para providenciar o tratamento precoce e evitar a proliferação da doença. O tratamento precoce reduz as hospitalizações e os óbitos”, afirma a gerente.  

Sesapi mantém barreira sanitárias nas divisas do Piauí e Maranhão - Foto: Divulgação

O programa Busca Ativa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que busca identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso. Segundo o Secretário de Saúde, estamos presentes hoje em 220 municípios do Piauí com o Busca Ativa e trabalhando com 26 barreiras para rastrear os casos da Covid-19 que estejam assintomáticos ou não identificados ainda. 

“Dessa forma, podemos isolar e rastrear os casos confirmados, fazendo com que se diminua o índice de transmissibilidade naquela cidade”, explica Florentino Neto. A ação é realizada por meio de uma parceria da Sesapi com os municípios que assinam um termo de adesão ao programa e passam a receber da secretaria, para uma equipe do Programa Saúde da Família, o suporte para realização do trabalho.

Equipes fazem distribuição de máscaras e álcool



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES