Piauí não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid

A previsão é de que os imunizantes destinados para a vacinação das crianças cheguem no Piauí em janeiro de 2022.

j | j
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 sem a exigência de prescrição médica, segundo informou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, nesta segunda-feira (27). “Não vamos burocratizar a vacinação das nossas crianças. Assim que a vacina for encaminhada pelo Ministério da Saúde para o estado, as crianças vão ser vacinadas, sem nenhum tipo de exigência”, afirmou o secretário. 

Segundo ele, o Piauí se posicionou desde o início da pandemia a favor da ciência e da vida. “Fomos o segundo estado brasileiro a protocolar junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) documento solicitando a análise técnica para vacinação desse público de 5 a 11 anos”, destaca. O gestor lembra que o estado também começou a vacinar os adolescentes antes mesmo do envio das doses pelo Ministério da Saúde. “Para o governador Wellington Dias vacinar todos os piauienses sempre foi uma prioridade”, destacou.

Piauí não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid (Foto: Sesapi)

Conforme o secretário, a previsão é de que os imunizantes destinados para a vacinação das crianças cheguem no Piauí em janeiro de 2022. A vacina da Pfizer é a única aprovada no Brasil para esse público. As crianças também terão que receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde, destaca que toda a equipe técnica da atenção básica do estado já está revendo a logística de recebimento e encaminhamento das vacinas, buscando aprimorar cada vez mais o trabalho que já vem sendo feito desde o início da vacinação no estado.

-  FMS vacina contra a covid na última semana do ano

“Seguiremos a logística de distribuição que estamos aplicando desde o inicio da imunização do estado. A partir do momento que o ministério nos informar do envio das doses, teremos o pessoal capacitado para recebê-las e encaminhar para nossa rede de frio, e de lá fazer a distribuição pelo estado. Qualquer recomendação especifica para essas doses que seja comunicada ao estado, nós definiremos a melhor maneira de garantir a chegada dos imunizantes até as crianças piauienses”, apontou o superintendente.

Cobertura Vacinal

O Piauí atingiu 73,77% da população total vacinada com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 e, ocupa o segundo lugar no ranking nacional, com o maior número de imunizados. “Isso é resultado de um trabalho criterioso realizado pelo estado e municípios para proteger a população contra esse vírus que já matou 7.270 piauienses”, afirma Florentino.

Para ele, a grande preocupação é a circulação da variante ômicrom do novo coronavírus, que deve contaminar, principalmente,  as pessoas que não se imunizaram ou concluíram os ciclos de vacinação. “Por isso, quem estiver com a vacina em atraso deve procurar um posto de vacinação e atualizar a caderneta.  A vacina salva vidas.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES