Piauí participa do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19

O objetivo é testar a população com teste de alta capacidade, ampliar o diagnóstico e reduzir a disseminação da doença no Brasil

Piauí participa do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai receber 16.990 testes rápidos de antígeno, na estratégia do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, do Ministério da Saúde. O objetivo é testar a população com teste de alta capacidade, ampliar o diagnóstico e reduzir a disseminação da doença no Brasil.

“Os  testes rápidos de antígenos liberam os resultados em 15 minutos. Se o teste der positivo para a Covid-19, a pessoa é orientada a fazer o isolamento e encaminhada para uma unidade de saúde mais próxima”, informa o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

O objetivo é testar a população  com teste de alta capacidade, ampliar o diagnóstico e reduzir a disseminação da doença no Brasil - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Segundo ele, a recomendação do plano é que os testes sejam  aplicados para diagnosticar pessoas com e sem sintomas da Covid-19 em locais de grande circulação, permitindo averiguar, avaliar e fazer a vigilância epidemiológica da população. 

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, a identificação dos casos de Covid-19 mais rapidamente permite promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que também devem fazer quarentena.  Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da Covid-19, como escolas e lares de idosos, por exemplo.

Florentino destaca que o Piauí aplicou uma grande quantidade de testes do começo da pandemia até agora - Foto: Ascom

A testagem é fundamental para o controle da pandemia mesmo diante da melhora no cenário epidemiológico. “Os exames permitem o rastreamento de casos pouco sintomáticos. Com os registros de casos de variantes pelo país, como a Delta, é ainda mais essencial fazer testar a população”, afirma o secretário.

Florentino destaca que o Piauí aplicou uma grande quantidade de testes do começo da pandemia até agora. “ Esse montante que vem chegando do Ministério da Saúde se soma ao que o estado adquiriu e comprou ao longo desse período”, destaca. Segundo o gestor, quanto maior o número de pessoas testadas, maior vai ser a percepção da transmissão do vírus no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES