Piauí passa a fazer segunda testagem para coronavírus a partir de hoje

O Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste.

Teste | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anuncia que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir desta quinta-feira (19). O Lacen, atualmente, já é o único laboratório de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um desses vírus, consequentemente tem-se a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Agora, este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste.

O gestor aborda ainda a importância da divulgação dos dados dos resultados dos exames laboratoriais diariamente. “Estamos procedendo com transparência e com muita responsabilidade divulgando todos os dias os dados consolidados dos exames laboratoriais realizados aqui e no centro de referência, permitindo informar à população quantos caso nós temos suspeitos e quantos já foram descartados. Quero tranquilizar os piauienses e informar que até este momento não temos nenhum caso confirmado”, pondera Florentino.

Se antecipando em relação à realização da segunda testagem no Lacen, a Sesapi encaminhou técnicos do Laboratório Central para realizar treinamento no instituto Evandro Chagas, na cidade de Belém. “Estamos tomando todas as providências e deveremos ter nas próximas 24 horas o início da segunda testagem sendo realizada no Piauí, o que dará ainda mais agilidade nas respostas que queremos para a sociedade”, pontua o secretário da Saúde.

Desde o anúncio do Covid-19, a Sesapi vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas. “Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas as ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência à população por meio da nossa rede de hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre às 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES