Piauí recebe a primeira remessa de vacinas de reforço para público em geral

São mais de 98 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que serão usadas como terceira dose para toda a população acima de 18 anos

Piauí recebe a primeira remessa de vacinas de reforço para público em geral | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí recebeu hoje (25) a primeira remessa de vacinas contra a Covid para serem usadas como dose de reforço para a população em geral, acima de 18 anos. São 98.280 doses da vacina Pfizer-BioNTech, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização.

O estado já está vacinando uma parcela da população com a terceira dose. Por determinação do secretário Florentino Neto, a vacinação começou antes mesmo da chegada das vacinas para esse público. De acordo com levantamento realizado pela Sesapi, com base no Vacinômetro, o Piauí possui o percentual de 4,31% da população vacinada com a dose de reforço. São 93.125 pessoas com 60 anos ou mais; 44.256 trabalhadores em saúde; 3.735 imunossuprimidos e 279 pessoas de 18 a 59 anos.

Primeira remessa de vacinas para dose de reforço- Foto: Divulgação

Segundo orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser preferencialmente da Pfizer e administrada cinco meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. A população com alto grau de imunossupressão também receberá dose de reforço da Pfizer. Nesse caso, a aplicação do reforço deve acontecer em 28 dias após a última dose do esquema básico.

Segundo o secretário Florentino Neto, é importante não perder a oportunidade de tomar a dose de reforço, que proporciona uma proteção a mais contra a doença.    “Quem vai tomar a dose de reforço deve obedecer à regra de ter se vacinado há cinco meses, como forma de ampliar a resposta imunológica esperada com a dose de reforço ao esquema vacinal completo”, destaca o gestor.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES