Piauí recebe mais de 96 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Entre as novas doses estão 5.850 vacinas da Pfizer, que de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, serão entregues ao município de Teresina.

vacinas contra a Covid-19 | Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí recebeu na tarde desta segunda-feira (3), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A nova remessa com 96.850 doses chegou no aeroporto de Teresina por volta das 16 horas. As vacinas foram encaminhadas para a Rede de Frios do estado para na sequência dar início a distribuição aos municípios. 

Entre as novas doses estão 5.850 vacinas da Pfizer, que de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, serão entregues ao município de Teresina. Esse quantitativo corresponde à primeira dose da vacina e proporcionará continuidade das etapas de vacinação do município. Os imunizantes virão em embalagens específicas para a garantia da temperatura negativa entre -25° e -15° graus. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já preparou o armazenamento das vacinas da Pfizer, contando com seis freezers, que suportam a temperatura estabelecida pelo fabricante.

Piauí recebe lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 (Foto: Sesapi)

Com esse novo lote, o estado dará início à vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.  Os imunizantes também serão destinados a 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses).

“Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação desse grupo há pouco mais de um mês”, afirma Florentino Neto, secretário de saúde do estado. 

Piauí recebe lote com mais de 96 mil vacinas contra a Covid-19 (Foto: Sesapi)

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, e que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos:

– Pessoas com síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);

– Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);

– Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;

– Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

“A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação desse grupo em uma outra etapa”, destaca Herlon Guimarães,  superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios.

No último sábado (30), o Piauí também recebeU 3.400 doses da vacina Sinovac/Butantan, que foram direcionadas à vacinação da 2ª dose de 3% do grupo de trabalhadores da Saúde e de 6.20% das forças de segurança e salvamento e armadas, além da 1ª dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento.

Piauí recebe novo lote com mais de 96 mil vacinas contra o coronavírus (Foto: Sesapi) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES