Piauí registra menor número de óbitos das últimas 12 semanas

A redução de novos óbitos é um dos critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para indicar possível controle da pandemia

Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí fechou esta semana com a maior queda de óbitos por semana. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram registrados 101 óbitos nesta 35ª semana, a menor quantidade desde o pico de mortes na semana 27, quando 192 pessoas morreram e o menor das últimas 12 semanas, quando foi registrado 78 óbitos na semana 23. 

Gráfico mostra a reduçao de mortes por covid no Piauí

A redução de novos óbitos é um dos critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para indicar possível controle da pandemia. “Encerramos a semana com um pouco mais da metade do número de óbitos que tínhamos há quatro meses. Claro que ainda é muito e cada vida ceifada é uma perda sem precedentes, mas se olharmos pelo outro lado, é uma queda significativa e mostra o resultado de uma boa rede de saúde e das articulações realizadas para barrar o avanço da Covid-19”, disse o governador Wellington Dias.

O índice de ocupação de leitos de UTI também segue caindo: atualmente, dos 455 leitos existentes, 221 estão ocupados, bem abaixo do pico, alcançado em 5 de julho, quando 330 leitos estavam ocupados, 75% do total.

Dos leitos clínicos, 49,3% (395 leitos) estão ocupados e 50,7% (406 leitos) estão disponíveis. Já, dos leitos de estabilização, 8,1% (5 leitos) estão ocupados e 91,9% (57 leitos), estão disponíveis.

O governador Wellington Dias destaca o resultado, principalmente considerando que o estado segue com o programa de flexibilização das atividades econômicas. “Sou grato a todos os profissionais que trabalham para evitar o pior e a todos que continuam mantendo os cuidados necessários. Peço que prossigam usando máscara, cuidando da higienização e do distanciamento para que possamos salvar mais vidas no Piauí”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES