Piauí segue na zona de alerta na ocupação de leitos de UTI Covid-19

Os dados do Painel Covid-19 Piauí, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), mostram que a taxa de ocupação de leitos do estado (públicos e privados) estava em 60% nesta segunda (28)

Leitos de UTI Covid-19 no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí permanece na zona de alerta quanto à ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes adultos com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), apesar da redução de casos e óbitos nos últimos dias. Segundo a Fiocruz, considera-se crítico a ocupação acima de 80% dos leitos para de UTI Covid; e de alerta para a ocupação superior a 60% e inferiores a 80%. Para sair dessa condição, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve chegar a índices inferiores a 59%. 

Os dados do Painel Covid-19 Piauí, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), mostram que a taxa de ocupação de leitos do estado (públicos e privados) estava em 60% nesta segunda (28), ou seja, 100 do total de 167 leitos para casos graves da doença estavam ocupados. No boletim de domingo (27), o índice de ocupação chegou a 56%. Nos primeiros meses deste ano, a taxa de ocupação havia superado os 80%, considerada crítica.

Cai a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Piauí | FOTO: Divulgação

As reduções tanto de óbitos quanto de casos já vêm sendo percebidas há pelo menos 14 dias. Segundo dados da Sesapi, a tendência continua sendo de queda.

Até esta segunda-feira (28), a média móvel de casos da doença estava em 254 (nos últimos sete dias), o que equivale a uma redução de 69% em relação à semana anterior. As mortes em decorrência das complicações da Covid ficaram na média móvel de seis, apresentando uma redução de 43% no comparativo entre as duas últimas semanas.

Na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, já havia comentado que a queda está ligada diretamente ao avanço da vacinação, além das medidas adotas pelos Decretos do Governo do Estado, que foram publicados para conter o avanço do vírus, que teve um aumento após as festas de fim de ano.

“A vacinação avançada no Piauí corroborou para a queda desses números nos últimos dias. Mas precisamos continuar nos imunizando, se você está no prazo do reforço ou de sua segunda dose volte para completar, além disso, os pais e responsáveis devem levar suas crianças para receber as doses”, reforçou o gestor.

Medidas durante o Carnaval

Neste período de carnaval, a realização de festas carnavalescas, tanto públicas quanto privadas continua proibida na tentativa de reduzir a transmissão da doença. No litoral do Piauí, a Sesapi destacou equipes para a realização da Busca Ativa, com testagem e orientação aos visitantes.   

Busca Ativa no litoral do Piauí | FOTO: Divulgação

As Vigilâncias Sanitárias dos municípios e do Estado estão atuando para impedir aglomerações que podem contribuir para um aumento de casos como ocorreu no final de 2021, em razão das festas de final de ano. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES