Piauí tem três tipos de vacinas disponíveis para dose de reforço em adultos

Piauí vai utilizar o estoque da reserva técnica das vacinas disponíveis para iniciar a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 na população a partir de 18 anos

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, concedeu entrevista nesta quarta-feira (17), para Rede Meio Norte e anunciou que o Piauí vai iniciar a vacinação com a terceira dose na população adulta acima de 18 anos de idade na próxima segunda-feira (22). 

O anúncio foi feito após a decisão do Ministério da Saúde de liberar a terceira dose de reforço para pessoas acima de 18 anos em todo o país.  Segundo ele,  o Piauí vai utilizar o estoque da reserva técnica das vacinas disponíveis para iniciar a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 na população a partir de 18 anos.

“É recomendável que seja utilizada vacinas diversas, estão disponíveis a vacina da Pfizer, Jansen e AstraZeneca para a terceira dose no Piauí. O Ministério da Saúde orienta que a resposta imune aumenta com um reforço heterólogo (ou seja, com uma vacina diferente).

Estudos sobre terceira dose apontam que a combinação de vacinas diferentes tem apresentado resultados positivos e indicam que vacinas de RNA mensageiro, aumentam os anticorpos neutralizantes do vírus.

“A nossa recomendação é que os municípios inicie a vacinação a partir da próxima semana e que seja feito gradativamente, por faixa etária, de 59 anos vem diminuindo a idade de forma a chegar até os 18 anos, da mesma forma como foram realizadas as vacinações nas etapas anteriores. A população já conhece essa metodologia de estabelecer os grupos etários a serem atendidos. Cada município vai ter a liberdade conforme sua organização própria de estabelecer o cronograma e fazer o agendamento das pessoas para que a gente tenha êxito agora também na terceira dose como tivemos na 1ª e 2ª fase”, declarou.

Florentino Neto detalha esquema para aplicar 3ª dose na população adulta no Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES