Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauí terá 22 leitos para pacientes com coronavírus

Plano de contingência foi discutido durante reunião na manhã dessa quarta-feira entre autoridades da Saúde. O Piauí se prepara para atuar caso o coronavírus chegue ao estado.

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (12), Florentino Neto, Secretário de Saúde, realizou uma reunião para tratar sobre a importância da comunicação na conscientização e prevenção do coronavírus (rebatizado de Covid-19). O vírus, que desencadeia a síndrome respiratória aguda grave, já causou a morte de mais de 1.100 pessoas em todo o mundo.

Compareceram à reunião José Noronha, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela;Tatiana Chaves, ex-secretária de saúde estadual e coordenadora da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA); Amélia Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAPI e outros profissionais do sistema de saúde e da comunicação do estado.

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Uma das questões discutidas foi com relação ao suporte dos hospitais caso apareça alguma notificação no Piauí. A Sesapi, que está equipando 22 leitos de isolamento, elaborou um plano de contingência para enfrentar o Covid-19. O plano segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, sendo composto por ações de monitoramento, controle e assistência.

Mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vão ser destinados aos profissionais de saúde. Além disso, dois leitos de vários hospitais vão ser isolados para receber possíveis casos fora de Teresina. Alguns deles são no Hospital Estadual Dirceu de Arcoverde na cidade de Parnaíba, Hospital Tibério Nunes em Floriano, Hospital Justino Luz em Picos, um uma unidade de Raimundo Nonato e em Piripiri. 

“Nós temos uma rede estruturada e preparada e no momento estamos buscando isso em razão de uma Lei  Federal que nos autoriza comprar equipamentos e insumos por espécie de licitação para nos estruturar mais ainda”, frisa Florentino.

O Ministério da Saúde tem amparado atualmente cerca de mil leitos de UTI. “Nós vamos reservar espaço no hospital Natan Portela para seis leitos de UTI havendo necessidade de ampliar esse espaço”, falou.

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

O Hospital, que é porta de entrada para doenças infectocontagiosas, vem passando por reformas e continua em funcionamento normal. O Secretário afirma que ele está em toda a sua capacidade operativa e é justificável o aparecimento de alguns problemas.

"Isso não significa falta de preparo, demonstra que nós estamos radicalizando e tomando medidas ainda mais preventivas”, rebate.

"No escopo de Vigilância em Saúde nós temos o âmbito de vigilância em saúde do trabalhador, ambiental, epidemiológica e a sanitária. No escopo da sanitária, a gente também segue as orientações da Anvisa que está disponibilizando todas as orientações e nos acompanhando nas ações estratégicas", explicou Tatiana Chaves, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Sendo assim, a vigilância atua com o setor público e privado realizando todas as orientações pertinentes de prevenção. "Higienização das mãos deve ser uma cultura a ser implantada no nosso estado e que tem algumas dificuldades", relata.

A higienização das mãos com álcool em gel ou sabão controla até em 80% as infecções. De acordo com a coordenadora, portar álcool, fazer a higienização correta das mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca após ter tocar em objetos devem ser práticas propagadas pela população. 

Amélia Oliveira, da Vigilância Epidemiológica, explica que o plano elaborado em conjunto com hospitais terá o apoio da Anvisa e aeroportos. Ele foi encaminhado na manhã desta quarta-feira para o Ministério da Saúde. 

Centro de Investigação vai funcionar 24h a partir de sábado

O Ministério da Saúde recomendou que cada estado escolhesse um técnico para ser o porta-voz da Secretaria de Saúde Estadual para falar sobre o novo coronavírus. 

Após uma reunião técnica entre as autoridades da Sesapi e diretores dos hospitais, José Noronha, diretor do Hospital Natan Portela e médico infectologista foi apontado a exercer função de abordagem ao tema da doença.

O médico piauiense, considerado um "verdadeiro cientista" por Florentino Neto, vai dirigir todo o trabalho para comunicação e contato com a imprensa. 

Transparência da Secretaria e o combate de notícias falsas que possam prejudicar a atuação dos profissionais da saúde serão alguns dos pontos nessa nova etapa

"Nós estamos lidando com uma doença perigosa sim e estamos falando de mais de 40 mil casos registrados mais de mil vidas que se foram. Mas hoje a síndrome respiratória aguda grave não é uma novidade para o sistema de saúde, ela já existe é ela já foi muito difundida entre nós na época da influenza", informa Noronha.

O porta-voz declara que durante todo o período vai acompanhar todo o preparo que a Sesapi sempre teve no enfrentamento dessa e de outras doenças infectocontagiosas.

Além disso, está sendo reimplantado o Centro de Investigação de Informação e Estratégias em Vigilância em saúde.  "Nós vamos ter na secretaria a partir de sábado. Nós temos o plantão de 12h presenciais e o plantão que será 24h, já que a pessoa com o telefone móvel em casa, pode notificar uma suspeita", explicou Amélia.

O Centro de Investigação vai monitorar, avaliar, analisar as questões relacionadas às doenças. O número ainda vai ser disposto através da Secretaria. "É uma ação necessária e vai estar vinculada ao Ministério da Saúde. Teremos uma pessoa fazendo uma rede de escuta monitorando tudo", disse Amélia. 

O Centro é composto por médicos e tem o apoio de José Noronha e Amparo Salmito. 

Posteriormente será formado o Centro de Orientação Estratégica (COE). "Nós temos hoje 48 doenças de notificação obrigatórias dadas por portaria do Ministério da Saúde é lá nós vamos receber também de todo o tipo de violência, seja da mulher ou criança", pontua. 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar