Piauí volta para zona de alerta na ocupação de UTI Covid-19, afirma Fiocruz

Segundo o levantamento da Fiocruz, o estado de Pernambuco (82%) está na zona de alerta crítico; e Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%) na zona de alerta intermediário.

Fiocruz mostra taxa de ocupção de leitos de UTI Covid | Fiocruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 6 meses de queda na taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, o Piauí voltou a entrar na zona de alerta. A informação consta em Nota Técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (13).

O documento apresenta um novo crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI no país e fez um comparativo dos números de internações obtidos no último dia 10 de janeiro deste ano aos registrados no dia 2 de agosto do ano passado. A partir de meados de julho de 2021 foi observado o arrefecimento de um cenário crítico da pandemia por Covid-19 que, entre março e junho, combinou o colapso do sistema de saúde com elevadas taxas de incidência e número de óbitos pela doença.

FOTO: FiocruzSegundo a Fiocruz, a publicação da Nota visa expor o alerta colocado por um novo crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI face a ampla e rápida proliferação da variante Ômicron no país, ao mesmo tempo em que cresce a especulação sobre um possível colapso no sistema de saúde.

"O cenário, neste momento, é incomparável àquele vivido em 2021, embora o grande volume de casos já esteja demandando, pelos gestores, atenção e acionamento de planos de contingência. Porém, não é possível deixar de considerar o fato de que a ocupação de leitos de UTI, hoje, também reflete o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e de influenza", diz a Nota.

Segundo o levantamento da Fiocruz, o estado de Pernambuco (82%) está na zona de alerta crítico; e Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%) na zona de alerta intermediário.

Entre as capitais, Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) figuram na zona de alerta crítico; e Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona de alerta intermediário.

Redução de leitos 

A Fiocruz observa que "o patamar de número de leitos é outro e o número de internações em UTI hoje ainda é predominantemente muito menor do que aquele observado em 2 de agosto, quando, já no quadro de arrefecimento da pandemia, leitos começavam a ser retirados".

No Piauí, por exemplo, em meados de 2021, havia 258 leitos e 127 pacientes internados (taxa de ocupação de 49%). Já no dia 10 de janeiro deste ano, embora a taxa de ocupação estivesse em 66%, havia apenas 133 leitos (quase a metade do disponibilizado em 2021) e 88 pacientes internados.

"O momento requer atenção cuidadosa dos gestores sobre a necessidade de reabertura de leitos de UTI Covid-19. Não é possível ignorar que o perfil das internações geradas pela infecção com a variante Ômicron será provavelmente muito diferente daquele registrado para as demais. No mais, tão importante quanto estar atento à necessidade de reabertura de leitos é reorganizar a rede de serviços de saúde no sentido de dar conta dos desfalques de profissionais afastados por contrair a infecção, garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde no atendimento a pacientes, empregando, por exemplo, teleatendimento, e prosseguir na vacinação da população".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES