Pílula da Pfizer contra a Covid-19 deve ficar pronta este ano

A Pfizer também trabalha na formulação de um antiviral injetável contra o coronavírus

remédio | Reprodução/HalGatewood/Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos pesquisadores atualmente trabalham no desenvolvimento de terapias seguras contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). A Pfizer tem estado nesta luta e, segundo o CEO da  farmacêutica norte-americana, Albert Bourla, o remédio oral da empresa para o tratamento de pacientes com  COVID-19 pode chegar ao público até o final deste ano.

"Se tudo correr bem e mantivermos a mesma velocidade [de desenvolvimento] em que estamos, e se os reguladores fizerem o mesmo, e eles estão, espero que [o remédio esteja disponível] até o final do ano", comentou o CEO, durante um programa da rede CNBC. Em paralelo, a Pfizer também trabalha na formulação de um antiviral injetável contra o coronavírus.

Como funciona a potencial pílula da Pfizer contra a COVID-19?

A ideia é que o potencial medicamento oral da Pfizer possa ser tomado pelo paciente infectado pelo coronavírus em casa, conforme a prescrição médica, e que ele evite a evolução da COVID-19 para casos graves.

Pfizer está desenvolvendo remédio oral contra a Covid-19 (Foto: Reprodução/HalGatewood/Unsplash)

"Nossa atenção particular está no [remédio] oral, porque ele oferece várias vantagens", afirmou Bourla. "Uma delas é que você não precisa ir ao hospital para receber o tratamento, o que é o caso de todos os [outros remédios] injetáveis [já aprovados] até agora. Você poderia obtê-los em casa e isso poderia ser uma virada de jogo", defende.

Entre os medicamentos já aprovados no Brasil contra a COVID-19, está o coquetel REGN-COV2, da empresa de biotecnologia norte-americana Regeneron. No entanto, por se tratar de um medicamento intravenoso, o uso é limitado a ambientes clínicos, como hospitais. Esta é uma importante diferença do remédio, em fase de testes em humanos desde março, da Pfizer, já que será no formato de uma pílula.

Vale lembrar que a Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech desenvolveram a primeira vacina contra o coronavírus autorizada para uso nos Estados Unidos e na Europa, através da tecnologia de mRNA (RNA mensageiro). Dessa forma, se aprovada, a pílula pode ser mais um importante reforço no combate global à COVID-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES