PM do Piauí fiscaliza cumprimento de decreto no fim de semana

A operação “PM na Rua, Povo em Casa” está sendo realizada durante todo o fim de semana e conter o avanço da Covid-19 no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí adotou medidas rígidas para este sábado (20) e domingo (21) em todo o estado para conter o avanço da Covid-19 e reduzir o índice de transmissibilidade, com a restrição de funcionamento de algumas atividades. A Polícia Militar do Piauí está a cargo de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual, que pretende alcançar um índice de isolamento social de 55%.

Crédito:Divulgação

 A PM-PI está realizando, durante todo o fim de semana, a operação “PM na Rua, Povo em Casa” em várias regiões da capital e do interior do estado, com o objetivo a preservação da Ordem Pública e Policiamento Ostensivo, intensificando ações nas barreiras sanitárias das rodovias e atuando no patrulhamento das áreas comerciais. “Todos os batalhões da capital, principalmente o BPRONE, BPRE e CIPTRAN estão atuando desde às 8h deste sábado, e no interior os batalhões de Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, Piripiri e Oeiras. Orientando a população a permanecer em casa durante esse período, bem como fiscalizando transportes de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais, festas clandestinas e outros, tudo em consonância com os decretos em vigor”, disse o comandante-geral da PM, Lindomar Castilho.

São 40 locais de atuação, entre pontos de bloqueio do tipo barreiras e locais de patrulhamento em áreas comerciais, 53 viaturas e 162e policias destinados a essa operação. “A Polícia Militar está fiscalizando, assim como outros órgãos, com esta operação tanto na capital quando no interior do estado, objetivando o cumprimento do decreto. Concomitante a essa operação, PM continua trabalhando, atendendo a outras ocorrências”, ressaltou o comandante.

Pela quinta vez, o Governo do Estado adota medidas mais rígidas aos fins de semana para evitar aglomeração de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. Desta vez também com a suspensão do serviço e transporte intermunicipal. 

Segundo comandante, o descumprimento do decreto acarretará em crime de desobediência. “Aos que forem flagrados descumprindo o decreto serão lavrados Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprimento de medida sanitária e por crime de desobediência, que será encaminhado ao juizado, os policiais estão orientados nesse sentido”, afirmou.

Para o Lindomar Castilho, a expectativa é de que a ação transcorra com tranquilidade. “A operação busca exatamente que a população permaneça em casa, como sabemos, é a medida mais correta para evitar o alastramento dessa pandemia e a consciência das pessoas é que vai permitir que isso ocorra. Então, esperamos a compreensão das pessoas. A expectativa é que tenhamos poucas ocorrências, poucas intervenções e que entendam que essa ação é necessária”, frisou.

Todo o efetivo de policiais que está trabalhando nesta operação está utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e álcool em gel.

Na última operação realizada pela PM, entre os dias 15 a 18 de junho, foram orientadas 10.600 pessoas e 7.000 veículos abordados e averiguados. Além das ações preventivas e prestando apoio aos órgãos de saúde e da vigilância sanitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES