PMT diz em nota que Ministério da Saúde confisca insumos adquiridos

Prefeitura se manifestou após o 'The Intercept' revelar que ela não compra remédios e pacientes podem morrer sem intubação

Dr. Pessoa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina se manifestou nesta sexta-feira, 26 de março, através de uma nota de esclarecimento com relação a matéria veiculada no site The Intercept Brasil que tem como título: "Prefeito de Teresina não compra remédios e doentes com Covid-19 podem morrer sem intubação".

Segundo informações, o site teve acesso a um documento da Diretoria de Assistência Especializada, a DAE, órgão responsável por traçar ações para a assistência hospitalar, ligado à Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Trata-se de um memorando com pedido de compra emergencial de medicamentos essenciais para pacientes em UTIs de covid-19. O documento foi enviado em 26 de fevereiro pela DAE para a FMS e já alertava que o estoque estava “crítico ou zerado” e solicitava a “aquisição em caráter de urgência”. Passado um mês, os medicamentos ainda não chegaram.

A PMT declarou que embora tenha sido feito esforços no sentido de adquirir equipamentos, os aparelhos estão sendo confiscados pelo Ministério da Saúde. 

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa - Foto: Divulgação/PMT

Confira a nota completa:

Sobre matéria veiculada em portal nacional sobre a falta de kits de entubação em Teresina, a prefeitura informa que embora o município tenha realizado esforços no sentido de adquirir equipamentos e insumos, os aparelhos têm sido confiscados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

A prefeitura informa ainda somente nos últimos 2 meses, já foram aplicados R$ 176 milhões do Tesouro Municipal, correspondentes a 57 % das receitas líquidas arrecadadas em saúde. A Fundação Municipal de Saúde ressalta ainda a abertura de mais de 100 leitos entre de UTIs e clínicos para atender pacientes Covid.

A Prefeitura reúne diariamente o comitê gestor de enfrentamento à Covid para avaliar a situação da pandemia na capital e adotar medidas de controle do vírus na capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES