PMT oferece testagem para a Covid-19 para taxistas em pontos da cidade

A medida faz parte da estratégia do município para monitorar o comportamento do vírus na cidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina iniciou hoje (01) a testagem de cerca de 2 mil taxistas cadastrados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A ação, feita mediante agendamento pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo realizada em dois locais: nos estacionamentos do Teresina Shopping e do Shopping Rio Poty.

Como informa Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS, a ação obedece ao decreto que visa identificar precocemente a incidência de casos do novo Coronavírus nos trabalhadores. “Com a testagem, poderemos identificar entre todos os taxistas que estão circulando os positivos assintomáticos, que poderiam transmitir durante suas corridas de trabalho”, disse o diretor, acrescentando que em breve a ação será estendida ao mototaxistas e motoristas de aplicativo.

Divulgação

O agendamento pode ser feito pelo site http://www.testerapido.fms.pmt.pi.gov.br/. A enfermeira Linay Cardoso está na equipe do shopping Rio Poty e deu detalhes sobre a organização do serviço: “Recebemos os taxistas nos horários pré-estabelecidos, de três em três, para evitar aglomerações. Eles realizam a testagem e, em até 48 horas, o resultado ficará disponível no site”, informa. “Se for positivo, ele será acompanhado pela equipe da FMS e pode procurar a UBS mais próxima para receber seu atestado; se for negativo, o site vai disponibilizar o laudo de que ele não tem a Covid-19”, esclarece a enfermeira.

Um dos taxistas que fez a testagem hoje (01) foi Antônio de Pádua Moura, que já estava na expectativa da iniciativa. “Na minha família não tem casos, mas quinta passada um amigo meu faleceu de Covid-19, a esposa dele está internada com Covid e os filhos estão assintomáticos. Por isso, eu me sinto inseguro, ainda mais porque nas corridas entramos em contato com muita gente”, lamentou o motorista.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a medida faz parte da estratégia do município para monitorar o comportamento do vírus na cidade, dando mais segurança tanto aos trabalhadores quanto à população usuária dos serviços.

“Nossa meta é ampliar a testagem em Teresina para monitorar o avanço da Covid-19 e adotar as medidas necessárias de monitoramento. A Prefeitura já está testando todos os seus servidores, já temos o decreto determinando que o setor privado também faça testagem nos seus colaboradores e vamos fazer o possível para testar também os profissionais autônomos e informais. Estamos iniciando agora com os taxistas porque é uma categoria que circula muito pela cidade”, comentou o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES