Pode ou não pode? Álcool antes e depois da vacina divide especialistas

Mesmo com a vacina avançando no Brasil, ainda existem mitos e teorias cercando o processo de imunização

Vacina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com a vacinação contra a covid-19 chegando próxima dos 50% entre os imunizados com a primeira dose e dos 15% entre imunizados com segunda (ou dose única), no Brasil, ainda existem mitos e teorias cercando o processo de imunização.

Um deles você certamente já ouviu: é estritamente desaconselhável ingerir bebida alcoólica antes e depois de receber uma dose da vacina.

Não existem estudos que indiquem, com exatidão, uma relação negativa entre o consumo de álcool e a ineficácia de uma das vacinas em distribuição no Brasil. 

As farmacêuticas responsáveis pela produção dos imunizantes não apresentam contraindicações em relação ao uso de bebidas e, durante o período de estudos clínicos do desenvolvimento das vacinas, os voluntários sequer são orientados a não consumirem álcool antes dos testes.

A Fiocruz, responsável pela vacina AstraZeneca/Oxford no País, emitiu nota há poucos dias afirmando que “não há evidência de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas covid-19”. 

Fiocruz

Um dos rostos mais conhecidos entre especialistas neste período de pandemia, Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fiocruz, afirma que não existem fatos biológicos que sustentem a tese de que beber com moderação antes ou depois da vacina cause efeito adverso, ou limite o alcance do imunizante.

“É uma questão de bom senso apenas. Tem nada de biológico nisso. Tomar uma cerveja, ou um copo de vinho, não vai fazer a vacina perder seu efeito, é apenas uma questão de, se você vai receber uma coisa que é completamente nova, o ideal é que você observasse se você tem qualquer efeito adverso e que isso não estivesse mascarado pelo fato de você ter bebido”, disse Margareth em um vídeo da Fiocruz.

A Anvisa não apresenta qualquer orientação contra o uso do álcool antes da vacinação e diz, inclusive, que a bula dos imunizantes não faz menção à substância. 

Algumas secretarias de saúde, como a de Belém e de Fortaleza, estão recomendando que as pessoas evitem o consumo no intervalo de 24 a 48 horas para evitar possíveis efeitos colaterais, mas essa não é uma norma emitida pelo Ministério da Saúde.

Então, o bom senso deve reger a relação: se você vai receber alguma dose da vacina e pretende tomar uma cerveja, ou uma taça de vinho, não precisa ter medo, mas evite excessos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES