Polícia apreende caminhão desviando cilindros de oxigênio em Manaus

Capital de Amazonas vive colapso com o aumento de casos e mortes por Covid-19 e falta de oxigênio. Homem foi preso e acusado de especulação

Covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSPAM) apreenderam um caminhão com 33 cilindros de oxigênio, na tarde desta quinta-feira (14/01), no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Um homem de 38 anos foi detido e vai responder por “reter produtos para o fim de especulação” e ficará à disposição da Justiça. As forças de segurança souberam do caso por meio de denúncia anônima.

Polícia flagrou caminhao com cilindros sendo desviados em Manaus

O secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates, esteve no local da denúncia e encontrou o caminhão, distante da empresa, com os cilindros que estavam sendo distribuídos paulatinamente pela empresa.

O fato ocorreu nas proximidades do Sesc Amazonas. Foram encontrados no caminhão, ao todo, 33 cilindros, dos quais 26 possuíam oxigênio.

Durante o interrogatório o homem alegou que possui uma empresa de comercialização de cilindros de oxigênio, porém ficou com medo de que a população invadisse a estabelecimento, em busca do material, e decidiu tirá-lo do local.

Ele informou também que os cilindros haviam sido envasados na quarta-feira (13/01). Os materiais apreendidos foram encaminhados na noite desta quinta-feira para unidades hospitalares de Manaus”.

Policiais civis fizeram a escolta do material para abastecimento em quatro unidades de saúde da rede estadual, na noite de hoje.

Para o Hospital Beneficente Português, foram destinados 11 cilindros. Seis foram para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), seis para o SPA do São Raimundo e três para o SPA do Coroado.

Entenda

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus na capital de Amazonas tem se agravado dia após dia, sobretudo com a falta de oxigênio para pacientes internados pela doença.

Até terça-feira (12/1), Manaus registrou 2.221 novas hospitalizações, recorde para um mês – apesar de ainda estarmos na primeira metade de janeiro. O número é maior do que o total de internações registradas em todo o mês de abril.

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, reuniu com Wilson Lima nessa segunda-feira (11/1) para tratar da particularidade de Manaus e anunciou uma série de medidas para a capital.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi convocada para transportar tanques de oxigênio para Manaus.

A demanda por oxigênio hospitalar em estabelecimentos públicos de saúde do Amazonas superou, nessa terça-feira (12/1), a média diária de consumo em mais de 11 vezes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES