Por que a terceira onda da Covid-19 pode ser mais letal?

Foi em um contexto semelhante ao do Brasil que a terceira onda avançou na Alemanha, França, Itália e Polônia

Terceira onda da Covid-19 pode ser ainda mais letal | ASCOM hgv
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês de maio a vacinação no Brasil caiu 17% em relação ao mês de abril.  O motivo? A falta de insumos para a produção da Coronavac, pelo Instituto Butatan, e para a produção da AstraZeneca, pela FioCruz. Paralelo a isso, o afrouxamento das medidas de restrições. 

O resultado dessa combinação é a previsão de uma terceira onda, que pode ser ainda mais letal no país que já soma mais de 450 mil mortos. 

A interrupção da produção de vacinas afetou, principalmente, a aplicação da segunda dose, que reduziu em 43%.  

Terceira onda da Covid-19 pode ser ainda mais letal ( foto: ascom HGV) 

Um outro agravante é a confirmação da cepa indiana do vírus, identificada no estado do Maranhão na semana passada. Em entrevista ao podcast “Diário do Front”, do El País, o neurocientista Miguel Nicolelis alerta para o perigo da terceira onda.   

“Temos um patamar alto de mortes, um patamar crescente de casos, um número de vacinas diminuindo, e este é o contexto perigosíssimo do potencial começo de uma terceira onda, com o agravante de que agora nós temos também que nos preocupar com a variante indiana”, complementa.

TERCEIRA ONDA EM OUTROS PAÍSES 

Foi em um contexto semelhante ao do Brasil que a terceira onda avançou na Alemanha, França, Itália e Polônia, países onde a vacinação foi mais lenta. Já no Reino Unido, a vacinação em massa evitou outra onda da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES