Prefeito de cidade de São Paulo morre vítima de Covid-19

Antônio Carlos Vaca (PSDB) estava internado desde o dia 24 de maio em um hospital particular de Bauru (SP). Segundo a família, ele esteve em São Paulo havia dois meses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Borebi (SP), Antônio Carlos Vaca (PSDB), que estava internado com Covid-19 em Bauru, morreu na manhã deste sábado (20). A cidade contabiliza, até o momento, 9 casos positivos. As informações são do G1. 

Segundo o assessor, Fábio Alvares, o prefeito de 73 anos teve morte cerebral na noite de quarta-feira (17), mas não foi preciso desligar os aparelhos. Neste sábado, foi confirmada a morte. De acordo com a assessoria, seria feito um cortejo em Borebi em homenagem ao prefeito no começo da tarde pelas principais ruas da cidade. No entanto, a Defesa Civil proibiu o ato.

Por isso, veículos ficaram estacionados e moradores soltaram balões brancos enquanto o carro da funerária passava pelo portão de entrada da cidade, pouco antes das 13h. Não haverá velório e ele será enterrado no Cemitério Municipal de Borebi.

Prefeitura de Agudos/Divulgação 

Antônio Carlos estava internado no hospital em Bauru desde 24 de maio. Dois dias antes, ele tinha sido internado em um hospital de Lençóis Paulista e, por conta da gravidade, foi transferido para Bauru. Ele precisou passar por hemodiálise durante o tratamento e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O prefeito esteve na capital paulista - epicentro da doença no país - há quase dois meses pra cumprir compromissos da prefeitura de Borebi. Antônio Carlos estava no terceiro mandato como prefeito de Borebi. Ele foi o primeiro prefeito eleito da cidade, em 1992, e também foi vereador, quando Borebi era distrito de Lençóis Paulista.

Além disso, foi professor em Borebi e moradores relataram à TV TEM que ele era muito querido na cidade. Segundo o secretário de saúde e amigo do prefeito, Regis Cirilo, Vaca deixou uma lembrança positiva.

“A cidade sente muito, a região sente muito. Ele era muito amado pelos cidadãos, em Agudos era muito querido também. Ele era um prefeito conhecido regionalmente, quando chegava nas secretarias de São Paulo e até Brasília. A lembrança é esse exemplo de humanidade que ele tinha. Ele atendia as pessoas com humanidade, com carinho, com respeito”, comenta o secretário.

Em nota, o Hospital Unimed Bauru informou que o paciente Antonio Carlos Vaca evoluiu a óbito às 7h05 deste sábado (20). Disse que ele estava internado desde o final de maio na UTI com quadro grave de insuficiência respiratória e que o resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, deu positivo para Covid-19.

Posse do vice-prefeito

O vice-prefeito de Borebi, Pedro Miguel de Araújo, assumiu o cargo que era ocupado pelo prefeito Antônio Carlos Vaca depois que ele recebeu o diagnóstico de morte cerebral. De acordo com a Lei Orgânica do Município, a partir do 15º dia de afastamento do prefeito, o vice deve ser empossado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES