Prefeitura de Teresina diz que seguirá com plano de flexibilização gradual

Prefeitura afirma que o município de Teresina dispõe de evidências claras que a disseminação local do vírus está controlada.

Covid: Prefeitura de Teresina seguirá com plano de flexibilização gradual | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina informou, nesta quarta-feira (16), que seguirá com o plano de flexibilização gradual das medidas de contenção contra a Covid-19instituído pelo Decreto Municipal nº 22.220. Segundo o orgão, a decisão é baseada na recomendação científica do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Confira a nota completa.

Em nota, a prefeitura afirmou que o plano não contraria as recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que exige cautela e base em evidências claras. "O plano de flexibilização apresentado pela PMT cercou-se de toda cautela possível, pois programou a flexibilização inicial em quatro etapas semanais, tendo como condição necessária para o prosseguimento entre elas a permanência do município na faixa de baixa transmissão de COVID-19", diz a nota. 

COE se reuniu e definiu metas de liberação do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Crédito: Divulgação

A nota reitera como o cronograma de flexibilização em etapas funciona e afirma que as recomendações encontram eco nas diretrizes recentes e atualizadas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (fevereiro/2022), da Organização Mundial de Saúde (dezembro/2021) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, março/2022). 

Leia Mais

"O município de Teresina dispõe de evidências claras que a disseminação local do vírus está controlada. As coberturas vacinais com primeira dose aproximam-se de 100% da população-alvo e ultrapassam os 90% com esquema vacinal completo. Há várias semanas a estratificação de risco de transmissão na cidade está no nível baixo (verde). Na última semana epidemiológica, foi registrado o menor número de casos confirmados da doença desde o início da pandemia, em abril/2020, a despeito de testagem bem mais ampla", disse o COE municipal.

Decisão da PMT diverge da do COE estadual

A decisão da prefeitura municipal diverge do recente informe do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu por manter o uso de máscaras em todos os ambientes do estado. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta terça-feira (15).

Uso de máscara é debate entre comitês científicos (Foto: Reprodução)

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a recomendação do COE segue critérios científicos e são feitas após análises de dados criteriosos da situação da pandemia. “Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes (Deltacron) crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então nosso comitê estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES