Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Prefeitura de Teresina vai aplicar testes antígenos para Covid-19

Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora.

Compartilhe

A Prefeitura de Teresina está adquirindo 33 mil testes rápidos de antígenos para Covid-19. Trata-se de novo tipo de testagem que permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissão do coronavírus, e garantir o isolamento precoce do paciente. Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora.

“Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

O teste rápido de antígeno consegue detectar a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. “A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolveu um protocolo para regulamentar o seu uso na rede de saúde ”, explica a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.

Nessa semana, os técnicos da FMS finalizaram uma pesquisa de validação para verificar a eficiência do teste rápido de antígeno, que detecta a proteína viral. “Mais de 100 pacientes fizeram os dois: o teste rápido de antígeno e o exame RT-PCR que é a metodologia considerada padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19 e percebemos que o novo modelo é também eficiente”, explica a gerente técnica do Laboratório Raul Bacelar, Symonara Faustino.

Saiba a diferença entre o teste rápido de anticorpos e exame RT-PCR

O teste rápido de anticorpos vem sendo aplicado em 23 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas. É utilizado para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o coronavírus. Se for feito em paciente sintomático antes de oito dias de sintomas, o resultado pode apresentar falso negativo.

A rede de saúde realiza ainda o ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos Hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave. O exame pode ser coletado entre o 2° e 7° dia de sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo da pessoa. O resultado é dado pelo Laboratório Lacen, ligado ao Governo do Estado, e sai em até 48horas.




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar