Prefeitura de Teresina vai aplicar testes antígenos para Covid-19

Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina está adquirindo 33 mil testes rápidos de antígenos para Covid-19. Trata-se de novo tipo de testagem que permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissão do coronavírus, e garantir o isolamento precoce do paciente. Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora.

“Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

O teste rápido de antígeno consegue detectar a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. “A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolveu um protocolo para regulamentar o seu uso na rede de saúde ”, explica a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.

Nessa semana, os técnicos da FMS finalizaram uma pesquisa de validação para verificar a eficiência do teste rápido de antígeno, que detecta a proteína viral. “Mais de 100 pacientes fizeram os dois: o teste rápido de antígeno e o exame RT-PCR que é a metodologia considerada padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19 e percebemos que o novo modelo é também eficiente”, explica a gerente técnica do Laboratório Raul Bacelar, Symonara Faustino.

Saiba a diferença entre o teste rápido de anticorpos e exame RT-PCR

O teste rápido de anticorpos vem sendo aplicado em 23 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas. É utilizado para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o coronavírus. Se for feito em paciente sintomático antes de oito dias de sintomas, o resultado pode apresentar falso negativo.

A rede de saúde realiza ainda o ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos Hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave. O exame pode ser coletado entre o 2° e 7° dia de sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo da pessoa. O resultado é dado pelo Laboratório Lacen, ligado ao Governo do Estado, e sai em até 48horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES