Presidente da Anvisa acredita que algumas vacinas demandarão terceira dose

Para Torres, ainda é difícil dizer qual vacina precisará de outra dose, mas ele acredita que terá

Barra Torres acredita em terceira dose de algumas vacinas | Fábio Rodrigues Pozzebom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacinação avança pelo país e muitas doses estão sendo aplicadas de laboratórios diferentes. Cada uma dentro do programa de imunização. De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, algumas das vacinas contra a covid-19, acredita ele, demandarão uma terceira dose.

Ele foi convidado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para uma palestra virtual. O encontro aconteceu hoje (13) e o presidente da Anvisa respondeu a algumas perguntas.

"Acredito que algumas vacinas terão a necessidade de uma terceira dose. No dia de hoje, ainda é difícil dizer qual", disse ele, destacando ser uma avaliação pessoal. "É estudado no mundo inteiro. O mundo inteiro está debruçado nisso, e o objetivo é obter a imunização segura e mais duradoura", acrescentou.

Algumas vacinas poderão necessitar uma terceira dose segundo presidente da Anvisa/Fábio Rodrigues Pozzebom

Autorização daa Anvisa

A Anvisa é responsável pela autorização do uso e aprovação das bulas de vacinas no Brasil . As bulas contêm as informações sobre o regime de doses. Por enquanto, nenhum imunizante tem esquema com três aplicações. Barra Torres ressaltou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são eficazes e que a população pode confiar em qualquer uma que estiver disponível no posto de saúde. "A melhor é aquela que está no seu braço", afirmou.

Até o momento, receberam aval definitivo ou emergencial as vacinas AstraZeneca/Oxford, Pfizer, CoronaVac e Janssen. As três primeiras são com duas doses e a quarta, com dose única. Também com duas aplicações, os imunizantes Sputnik e Covaxin receberam autorização de importação, mas com limitações.

Na semana passada, a farmacêutica Pfizer anunciou que está desenvolvendo uma terceira dose da vacina contra a covid-19. O governo do Chile também informou recentemente que estuda a possibilidade de distribuir uma dose de reforço. O país registrava alta de casos mesmo tendo vacinado 61% do público-alvo com duas doses. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também levantou a hipótese de uma terceira aplicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES