Presidente da França, Macron testa positivo para Covid-19

Jean Castex, primeiro-ministro francês, também esteve em contato com o presidente e entrará em um isolamento social.

Presidente da França, Macron testa positivo para Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente francês Emmanuel Macron teve diagnóstico positivo para Covid-19 nesta quinta-feira (17), segundo um comunicado do governo da França. As informações são do G1.

"De acordo com as normas sanitárias em vigor, e aplicáveis a todos, o presidente da República se isolará por sete dias. Ele vai continuar trabalhando e exercendo suas atividades à distância", disse o Palácio do Eliseu, sede da presidência.

O documento não cita se a primeira-dama, Brigitte Macron, também foi testada. Com 67 anos, ela faz parte do grupo de risco para a Covid-19.

Presidente da França, Macron e Jean Castex, primeiro-ministro francê (Foto: Thomax Coex/AFP)

Jean Castex, primeiro-ministro francês, também esteve em contato com o presidente e entrará em um isolamento voluntário por sete dias.

Segundo o Eliseu, ainda não se sabe como Macron contraiu a doença, no entanto, ele teve diversas atividades públicas nas últimas semanas.

Na quarta-feira, Macron esteve em um evento público com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O governo português disse que Costa passará por um teste nesta quinta, mas que não apresenta qualquer sintoma da doença.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou também que entrará em quarentena depois da confirmação de Macron. Os dois se reuniram na segunda-feira durante o almoço.

Na semana passada, o presidente francês esteve em Bruxelas para um encontro com diversos líderes europeus durante a Cúpula da União Europeia para a crise do coronavírus.

Continuam as restrições

Na semana passada, a França anunciou que não avançaria no plano de reabertura de museus, cinemas e teatros conforme planejado porque as taxas de infecção da Covid-19 não estão caindo tão rápido quanto o governo esperava.

O país impôs também um toque de recolher a partir das 20h, inclusive na véspera de Ano Novo. A medida tenta evitar um novo repique nos casos de coronavírus.

A situação na França havia melhorado consideravelmente desde que o país adotou um novo confinamento em 30 de outubro, que diminuiu as infecções diárias de quase 50 mil, para 10 mil.

O ritmo da queda desacelerou nos últimos dias. O primeiro-ministro Castex disse que, se os franceses baixarem a guarda, poderão enfrentar um terceiro "lockdown" nos próximos meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES