Pressão alta: veja como a doença pode agravar o quadro da Covid-19

A pressão alta, assim como outras comorbidades como obesidade e diabetes, torna a infecção pelo coronavírus com a tendência a ser mais grave

Hipertensão pode agravar o quadro da Covid-19 | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão já é uma patologia considerada grave e quando associada ao coronavírus pode piorar o estado do paciente. “A pressão alta, assim como outras comorbidades como obesidade e diabetes,  torna a infecção pelo coronavírus com a tendência a ser mais grave. Por isso, é de extrema importância que as pessoas com comorbidades façam o controle dessas doenças pré-existentes”, explica a cardiologista Luam Vieira.

A cardiologista relata também que a pandemia aumentou o peso da população. “A população ficou em casa e comendo, o que fez aumentar o peso e consequentemente o aumento da pressão. Ao comerem muito fast-food, embutidos e enlatados conservados em sal vem causando um aumento de peso considerável”.

Hipertensão pode agravar o quadro da Covid-19 

DOENÇA SILENCIOSA 

Conhecida popularmente como “pressão alta”, a hipertensão arterial é uma doença na maioria das vezes silenciosa e que atinge cerca de 30% da população mundial de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ainda de acordo com o órgão, cerca de metade da população hipertensa desconhece que possui a doença.

“A pressão arterial trata-se da pressão que o sangue exerce contra as paredes das artérias e é considerada ideal quando, ao aferir, está com valores de 120/80 mmHg (12 por 8). Quando a pressão está igual ou maior que 140/90 mmHg (14 por 9), pelo menos em duas ocasiões distintas, o indivíduo é considerado hipertenso”, explica a cardiologista Luam Vieira.

CUIDADO APÓS OS 60 ANOS 

Para a especialista, por atingir boa parte da população acima dos 60 anos, o quadro é preocupante. “A hipertensão se constitui atualmente em um problema de saúde pública e é extremamente prevalente, acometendo até 60% dos nossos idosos”, ressalta Luam.

Mesmo silenciosa na maioria das vezes, alguns sintomas podem ser observados em quadros avançados de hipertensão. “Algumas pessoas podem se queixar de tontura, mal-estar, cansaço, fadiga, fraqueza e dor de cabeça. Mas a maioria é assintomática, por isso é grave”, destaca a médica.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Assim como muitas doenças, a hipertensão pode ser evitada com a adoção de hábitos mais saudáveis, além do controle do peso que também é fundamental na prevenção e no tratamento. Deve-se ainda evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois isso afeta a saúde como um todo. “Para controlar ou diminuir a pressão alta, mudança no estilo de vida é importante. 

A prática de exercícios físicos, alimentação rica em frutas e legumes, não consumir alimentos ricos em sal como embutidos e enlatados, que são conservados em sódio, diminuir o consumo de bebida alcoólica e eliminar o tabagismo são ações importantes para a prevenir e controlar essa doença”, orienta a cardiologista.

 

Hipertensão x Coração

A pressão alta é uma doença que pode atingir vários órgãos vitais do corpo como rim, cérebro, pulmão e coração. A hipertensão é um dos fatores de risco para infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), edema de pulmão, entre outras. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a doença é responsável por 40% dos infartos no país. Diante disso, é de extrema importância que a pessoa faça o tratamento adequado ao ser diagnosticada como hipertensa.

 “A probabilidade de alguém com pressão alta ter problemas no coração é muito grande. O que podemos fazer para tentar que não afete o coração é um tratamento rígido para que a pressão fique no nível ideal de 12 por 8”, esclarece a cardiologista.

 A médica da Med Imagem explica ainda que depois que a pessoa é diagnosticada como hipertensa, o tratamento dura a vida toda. “Depois de descoberta a doença, a pessoa precisará adotar um cardiologista que fará o tratamento mais adequado para cada paciente”, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES