Primeiro paciente recebe soro anti-Covid criado pelo Butantan

O soro não substitui a vacina, mas pode servir como tratamento para diagnosticados com a doença

Soro anti-Covid é desenvolvido pelo Butantan e testado em paciente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro paciente recebeu, na última sexta-feira (12), no Hospital do Rim, o soro anti-Covid desenvolvido pelo Instituto Butantan. O paciente é um homem transplantado de 65 anos.

Soro anti-Covid é testado no primeiro paciente (Foto: Divulgação)O soro produzido com plasma de cavalos, que foi aprovado para teste em maio, não substitui a vacina, mas é uma possibilidade de tratamento para diagnosticados com a doença.

De acordo com o Hospital do Rim, o primeiro paciente a receber o soro não teve nenhum efeito colateral, e a resposta ao medicamento foi adequada.

No total, o estudo terá 30 pacientes. Para receber o soro, a pessoa tem que estar com Covid leve para que, justamente, se previna uma evolução para um quadro grave da doença. Ainda não há prazo para divulgação dos primeiros resultados.

Segundo o diretor do Hospital do Rim, José Medina, em casos mais leves, a pessoa pode tomar o soro e ir pra casa. Mas por conta da idade e de possuir doença prévia média gravidade, os médicos decidiram que o paciente será acompanhado no hospital.

Ele está num leito semi-intensivo, onde ficará por 28 dias sendo observado.

Estudo com soro

Os testes também serão feitos em pacientes com Covid e câncer do Hospital das Clínicas. Na segunda fase, devem participar 558 pacientes transplantados e oncológicos.

Em maio deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dos testes em seres humanos.

O objetivo do soro é amenizar os sintomas e evitar casos graves nas pessoas já infectadas. Ele não é capaz de curar nem de prevenir a doença.

Soro anti-Covid não substitui a vacina, mas pode servir para tratamento de casos da doença (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES