Queiroga nega que governo tenha reduzido meta de vacinação

Marcelo Queiroga diz que o governo retirou do cronograma vacinas que ainda não foram aprovadas pela Anvisa, como a Covaxin

Audiência pública | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo não reduziu as metas de vacinação e apenas retirou do cronograma os imunizantes que ainda não foram aprovados pela Agência Nacinal de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o ministro, não houve redução de metas, o que ocorreu foi a retirada do calendário des vacinas que estavam sem a aprovação da Anvisa. "Entendemos que deveria entrar somente o que já está aprovado pela instância regulatória. Havia, por exemplo, previsão de 20 milhões de doses da  Covaxin, que não obteve o registro ainda, e nós retiramos para não criar uma falsa expectativa na população. Se for autorizada, vamos novamente colocá-la no calendário e, por óbvio, a vacinação vai caminhar mais rápido", disse.

Relator da comissão, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi o primeiro a abordar o assunto e questionou quando será apresentado um cronograma confiável, pois até agora cerca de 30 milhões de brasileiros foram vacinados, o que representa cerca de 15% da população.

A vacinação dos brasileiros continua caminhando a passos lentos. Israel, por exemplo, que lidera no mundo, já vacinou 65% de sua população; o Reino Unido, 50%; e o Chile e os Estados Unidos, mais de 40%. A projeção era vacinar os 77 milhões de brasileiros do grupo prioritário até junho de 2021. 

Ministro Marcelo Queiroga participa de audiência pública

O ministro, por sua vez, disse que não é possível comparar o Brasil com Israel e outros países menores. "Não há que se comparar com Chile ou Israel, pois o Brasil é um país de dimensões continentais e com grande dificuldade logística. Já temos, por exemplo, 56% da população indígena vacinada", explicou Queiroga. 

O argumento do ministro não convenceu a senadora Zenaide Maia (Pros-RN). Ela disse que falta vacina e não tem essa questão de estratégia e logística. "Essa história de dizer que é o quinto que mais vacina, nós somos também o segundo com maior número de mortes", disse.

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, explicou que o número de 77 milhões de grupo prioritário vacinado só vai ser obtido em setembro.

Esta é a segunda vez que Marcelo Queiroga participa de audiência da comissão. Criado em fevereiro, com prazo de 120 dias de funcionamento, o colegiado tem como objetivo acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. É composto por 12 membros titulares e igual número de suplentes. O vice-presidente é o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES