Quinta dose contra Covid: saiba o intervalo necessário para tomar o reforço

O denominado segundo reforço vacinal contra o coronavírus é aplicado depois da primeira e segunda doses, da dose adicional e da primeira dose de reforço

Quinta dose | Divulgação/PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chamada quinta dose, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNI), é o denominado segundo reforço vacinal contra o coronavírus aplicado depois da primeira e segunda doses, da dose adicional e da primeira dose de reforço. 

Segundo o Ministério da Saúde, o reforço deve ser aplicado com o imunizantes das marcas AstraZeneca, Janssen ou Pfizer. Em muitas cidades brasileiras a aplicação já começou.

A capital do Estado de São Paulo, além de Campinas, Hortolândia, Americana e Sumaré, já iniciaram as campanhas. O intervalo necessário para tomar a vacina é de quatro meses da quarta dose.  Em Juiz de Fora, Minas Gerais, a vacinação com o segundo reforço também já começou.

Quinta dose deve ser tomada após quatro meses de intervalo da quarta. Crédito: Divulgação/PMT.

Quinta dose em Teresina (PI)?

Em Teresina, de acordo com informações apuradas pelo MeioNorte.Com com a equipe de comunicação da Prefeitura, ainda não há informações sobre o assunto até o momento, pois aguardam o comunicado do Ministério da Saúde. No entanto, é natural que o poder municipal, além do Governo do Estado do Piauí, sigam o PNI.

Por enquanto, a capital segue com campanha para terceira dose e quarta dose, além de oferecer primeira e segunda dose para quem ainda não se imunizou.

Teresina segue com campanha de quarta dose. Crédito: Divulgação/PMT.

Os municípios paulistas estão vacinando com quinta dose desde o dia 2 de junho. As vacinas estão sendo aplicadas em pessoas com alto grau de comprometimendo do sistema imulonógico (imunossupressão), que tenham mais de 50 anos ou profissionais da saúde.

O que se sabe sobre a quinta dose

O chamado segundo reforço, ou quinta dose da vacina contra a Covid-19, deve ser tomado pelo menos após 122 dias do primeiro. Se chegar o dia da vacina e a pessoa testar positivo para a doença, é necessário aguardar um intervalo de 30 dias do teste positivo. 

No caso da imunossupressão, pessoas com câncer ou que vivem com HIV/Aids são considerados grupos prioritários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES