Redução de salário na pandemia: o que os patrões podem fazer?

Advogado explica Medida Provisória que visa incentivar a preservação do emprego e da renda no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a situação de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus, muitas empresas foram obrigadas a fechar suas portas, o que gerou inúmeros prejuízos financeiros, além de impactar o orçamento familiar.

Como medida para aliviar a crise, o Governo Federal editou algumas Medidas Provisórias com o objetivo de preservar os empregos e renda no país. Assim, foi editada a Medida Provisória nº 936/20, que criou o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, a ser pago pela União, com a finalidade de evitar demissões em massa em todos os setores da economia.

Advogado trabalhista Ézio Amaral

Especificamente em relação aos empregados domésticos, o advogado trabalhista Ézio Amaral explica que “A Medida Provisória prevê para os empregados domésticos os mesmos direitos que já possuem os empregados comuns. Assim, o empregador pode reduzir a jornada de trabalho em 25%, 50% ou 70% e, consequentemente, reduzir na mesma proporção os salários ou mesmo suspender temporariamente o contrato de trabalho. O primeiro passo que o empregador deve adotar é conversar com o seu empregado doméstico e explicar a dificuldade que todos estamos passando pelo momento de crise e acordar com o trabalhador sobre as possibilidades estabelecidas na medida provisória”, destacou o advogado.

O acordo deve ser escrito, sendo admitido por whatsapp ou e-mail, desde que se comprove a concordância do empregado. O Empregador Doméstico deve se cadastrar no link https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=, e posteriormente escolher a opção Benefício Emergencial, em seguida clicar em Empregador Doméstico e depois escolher a opção Novo Trabalhador Doméstico.

Para concluir o cadastro é necessário informar todos os dados do empregado relacionados ao vínculo empregatício (NIT; CPF; nome; nome da mãe e data do nascimento; data de admissão, data do acordo; tipo de adesão; duração e três último salários). É importante também ter em mãos a CTPS e os dados bancários do empregado.

“A MP criou termos para facilitar o diálogo entre as partes. Neste sentido, é importante que empregador tenha um documento no qual o empregado doméstico concorda com todos os termos do acordo. Lembrando que se houver a redução da jornada de trabalho esse contrato pode ter a duração de até 90 dias, se for suspensão temporária total o contrato tem validade de 60 dias. Feito o acordo o empregado terá direito a uma estabilidade pelo mesmo período do acordo, uma vez que a MP tem como finalidade principal garantir o vínculo de emprego”, afirmou o advogado trabalhista Ézio Amaral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES