Reino Unido diz que mutação do coronavírus está 'fora de controle'

Hancock disse que a nova variante, que não é, necessariamente, mais perigosa que as anteriores, precisa ser controlada

covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou no domingo (20) que uma variação do novo coronavírus, que se espalha mais rapidamente do que outras cepas e levou ao aumento das restrições para os britânicos durante o período do Natal, está "fora de controle".

Hancock disse que a nova variante, que não é, necessariamente, mais perigosa que as anteriores, precisa ser controlada. O Reino Unido elevou as restrições para o Nível 4 em Londres e no sudeste da Inglaterra e restringiu as movimentação em toda a Inglaterra durante o período festivo.

"A única maneira de fazer isso [controlar a mutação] é restringindo os contatos sociais e, essencialmente, especialmente nas áreas de Nível 4 [de restrições], todos precisam se comportar como se pudessem ter o vírus e essa é a maneira que podemos controlá-lo e manter as pessoas seguras ", disse ele.

Restrições de voos e trens

A Holanda e a Bélgica impuseram proibição de voos para o Reino Unido para tentar conter a disseminação dessa variante da doença.

A Holanda proibiu todos os voos de passageiros vindos do Reino Unido já a partir da manhã deste domingo a fim de minimizar "tanto quanto possível" o risco da nova cepa se espalhar no país, de acordo com um comunicado do governo. A proibição de voos permanecerá em vigor até o Ano Novo.

O governo holandês disse que a mesma variante do vírus foi detectada no país em uma amostra de um caso do início de dezembro e que está conduzindo investigações adicionais para determinar se há outros casos relacionados.

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, disse que o país bloqueará viajantes do Reino Unido por 24 horas na segunda-feira (21) como uma "medida de precaução", embora a proibição possa ser estendida, se necessário.

"Como medida de precaução, decidimos interromper os voos do Reino Unido a partir da meia-noite por um período de 24 horas e, tão importante quanto para o nosso país, fazer o mesmo com o Eurostar (trem) – porque é a via principal pela qual as pessoas do Reino Unido vem ao nosso país", disse ele ao programa de notícias De Zevende Dag, da emissora VRT, afiliada da CNN.

Itália também suspende voos

A Itália também Suspendeu os voos com origem no Reino Unido por temor da nova cepa do coronavírus detectada pelo governo britânico.

“A variante da Covid-19, recentemente descoberta em Londres, é preocupante e terá de ser investigada pelos nossos cientistas. Enquanto isso optamos pelo caminho da máxima prudência”, afirmou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

Além disso, qualquer pessoa que tenha transitado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias também está proibida de entrar na Itália, informou ele no Facebook.

Um porta-voz do Ministério da Saúde esclareceu, no entanto, que os voos que saem da Itália para o Reino Unido não serão afetados, a fim de permitir que as pessoas que vivem lá voltem para casa.

A possibilidade de a Itália restringir os voos do Reino Unido já havia sido adiantada horas antes pelo ministro de Relações Exteriores, Luigi Di Maio, também em publicação no Facebook.

“Como governo temos o dever de proteger os italianos, por isso, depois de notificarmos o governo britânico, com o Ministério da Saúde estamos prestes a assinar a cláusula de suspensão dos voos com a Grã-Bretanha”, afirmou. "A nossa prioridade é proteger a Itália e os nossos compatriotas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES