Coronavírus: Reitor da UFPI está em isolamento e aulas são suspensas

Por teleconferência, o reitor participou de uma reunião que decidiu suspender as aulas no UFPI até o dia 15 de abril. A medida vale para os 39 mil alunos de 5 municípios no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, confirmou na manhã desta segunda-feira que está em isolamento domiciliar no estado de São Paulo, após ter tido contato com uma pessoas que está com suspsieta de Covid-19, doença ocasionada por vírus respiratórios emergentes, mais conhecido como Coronavírus.

De acordo com informações da repórter Solange Souza, da Rede Meio Norte, o reitor foi para Sao Paulo acompanhar uma das filhas na defesa de uma tese de doutorado e teve contato com uma pessoa suspeita de ter contraído o vírus. Por recomendação do médico da família, ele está em isolamento domiciliar.

Por teleconferência, o reitor participou de uma reunião que decidiu suspender as aulas no UFPI até o dia 15 de abril. A medida vale para os 39 mil alunos de 5 municípios no Piauí.

"O que estamos observando é que as instituições de ensino supeiror, indepente do Estado com confirmação ou não, estão tomando as decisões de suspender as atividades acadêmicas. Temos 63 instituições federais e 27 já suspenderam as aulas. A decisão de paralisarmos as aulas na UFPI é para evitar essa propagação do vírus dentro do ambiente acadêmico. O vírus tem uma disseminação exponencial, com isso, a UFPI tem um contigente de 39 mil alunos junto com a comunidade somos 45 mil. É uma atitude preventiva, vamos suspender até o dia 15 de abril e, a partir dai, vamos reavalir como essa situação se comporta na universidade, no Estado. A suspensão vale para todos os campi", argumenta Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI.

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou  que o número os casos suspeitos de COVID-19, no estado subiu para 26 e que outros 9 casos foram descartados. Já a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina comunicou que 24 casos suspeitos estão sendo monitorados em Teresina.

O Governo do Piauí decretou nesta manhã, a suspensão das aulas na rede estadual de ensino pelo prazo de 15 dias devido à pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão foi tomada após reunião do comitê de ações estratégicas que recomendou a medida ao governador Wellington Dias (PT).

Diversos órgãos públicos do Piauí também adotaram medidas preventivas e determinaram que parte dos servidores devem passar a trabalhar em casa. Por meio de portarias, o Tribunal de Justiça (TJ-PI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estabeleceram que parte dos funcionários e estagiários vão atuar em regime de teletrabalho.

IFPI

O Instituto Federal do Piauí-IFPI supenderá as aulas e atendimento ao público de 17 de março a 15 de abril.

UESPI

O período letivo na Universidade Estadual do Piauí-UESPI só inicia em 1° de abril, até lá, a instituição tomará as medidas cabíveis segundo reforçou o reitor Nouga Cardoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES