Rinite, gripe ou variante delta da Covid-19? Saiba diferenciar os sintomas

Com a chegada de temperaturas mais baixas e um tempo mais seco, os sintomas da Covid-19 se confundem ainda mais com os de doenças típicas do inverno

sintomas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil chega a mais um inverno em meio à pandemia do novo coronavírus. Nessa época do ano, com as temperaturas baixas e o tempo seco, a fatídica pergunta: "é rinite ou Covid-19?" volta à cena com mais frequência.

Com a imunização em curso, os sintomas da infecção podem ser mais brandos em pessoas que completaram seus esquemas vacinais, tornando a infecção ainda mais parecida com uma doença respiratória aguda. Junto a isso, a variante Delta vem chamando a atenção dos epidemiologistas por apresentar sintomas que podem ser confundidos com outras infecções respiratórias. Por isso, o exame PCR continua sendo indispensável.

Profissionais listaram algumas diferenças entre os sintomas da Covid-19, da sinusite, da rinite e da gripe. Um spoiller: congestão nasal, coriza, dor de cabeça e incômodo garganta podem estar presentes em todos os casos.

"A rinite alérgica e sinusite  aguda são doenças do trato respiratório superior. Quando nos deparamos com a Covid-19, nós temos sintomas generalizados, como neuralgia [fortes dores] no corpo todo, podendo, inclusive, apresentar sintomas gastrointestinais. Isso não vamos ver na rinite ou sinusite, mas sim na gripe", explica a otorrinolaringologista Luciane Michel.

O epidemiologista José Geraldo Leite chama a atenção para a variante Delta, que pode causar sintomas muito semelhantes aos de doenças respiratórias. O médico também cita doenças que começam, assim como a Covid-19, com um quadro inespecífico de espirros, dor facial e coriza.

"Tem a gripe, a influenza, resfriados por outros vírus respiratórios. Essas são as doenças mais comuns que se iniciam dessa forma. Mas outras doenças menos comuns neste momento, como o sarampo, por exemplo, podem se iniciar com esse quadro de infecção de vias aéreas superiores também."

Leite lembra que é bastante difícil, do ponto de vista clínico, afastar uma infecção pelo Sars-CoV-2, pelo menos neste momento. "Por isso, o mais indicado é, no 3º dia de sintomas, proceder-se a coleta do PCR-RT para tentar confirmar ou não a presença de Covid."

Rinite, gripe ou covid?

Como diferenciar os sintomas da Covid-19 aos de uma síndrome respiratória?

Os sintomas de sinusite geralmente são um pouco diferentes porque eles apresentam mais dor facial, inclusive com cefaléia [dor de cabeça], explica Leite. O infectologista e diretor do Hospital Santa Ana, Paulo Rezende, completa dizendo que a infecção de vias aéreas superiores é causada por bactéria, provocando coriza em seu estado inicial. Mas, com o passar do tempo, a secreção se torna mais espessa, amarelada ou esbranquiçada. 

"O início dela, se houver outros sintomas associados, pode entrar pro mesmo diagnóstico que temos para a Covid-19", explica o diretor do Hospital Santa Ana.

A variante Delta, no entanto, pode desencadear um quadro muito semelhante ao que se apresenta na rinite . "Ela apresenta mais espirros, mais em sequência, um quadro mais alérgico, sem tanta relação com quadro infeccioso, como febre, mal estar e dor no corpo", explica o cardiologista e clínico geral Diogo Umann.

Já a gripe , assim como a Covid-19, também tem sintomas sistêmicos, ou seja, generalizados. Mesmo assim, o cardiologista e clínico geral Diogo Umann explica que a doença está mais concentrada nas vias aéreas superiores, causando congestão nasal e desconforto na garganta. Mas para estas duas condições há vacina.

"Temos a vacinação para as duas. Vamos lembrar do intervalo de 15 dias entre as duas vacinações", ressalta Michel. A  campanha de vacinação contra a influenza começou em abril na rede pública de saúde, mas os imunizantes, que têm uma tecnologia bastante semelhante à da CoronaVac, utilizando o vírus vivo atenuado, também estão disponíveis também nas redes particulares. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES